sábado, 10 de abril de 2010

RESUMO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRANSPORTE COLETIVO DE ARACRUZ

PASSAGEM DE ÔNIBUS MUNICIPAL DE ARACRUZ É CARRÍSSIMA!!
A passagem de ônibus de Aracruz é variável em função da distância:
ENTINERÁRIO
DISTÂNCIA
VALOR DA PASSAGEM
Valor (R$) por km percorrido
Tipo de Estrada
Aracruz x Stª Cruz – via fábrica
51 Km
R$ 5,85
0,11
Asfaltada
Aracruz x Vila do Riacho
36 km
R$ 5,40
0,15
Asfaltada
Aracruz x Stª Cruz – via Irajá
32 Km
R$ 5,50
1,17
Asfaltada
Aracruz x Biriricas
31 Km
R$ 7,70
0,24
Parte Asfaltada
Aracruz x Jacupemba
46 km
R$ 5,20
0,11
Asfaltada
Aracruz x Assentamento – Via Jacupemba
58 km
R$ 7,70
0,12
Parte Asfaltada
Aracruz x Guaraná
20 km
R$ 3,40
0,17
Asfaltada
Centro x Bairros da Sede –Exeto Barra do Riacho
2,01 Km à 10,30Km
R$ 1,45
0,69 à 0,14
Asfaltada
Stª Cruz x Vila do Riacho
48 km
R$ 5,75
0,12
Asfaltada
Aracruz x Vila do Riacho
36 km
R$ 5,40
0,15
Asfaltada
Mar Azul x Rio Preto
30 km
R$ 1,45
0,04
Asfaltada
Vila do Riacho - Assentamento
22 km
R$ 3,50  ?
0,16
Sem pavimento
Aracruz x Assentamento – Via V. Riacho
58 km
R$ 9,80
0,17
Parte Asfaltada

Quanto mais distante da Sede:
·         Maior o valor da passagem;
·         Mais difícil conseguir emprego na Sede.
Problema que a Sede tem com esta passagem cara:
·         Um lote custa entorno de R$ 50.000,00, ou seja, especulação imobiliária. A maior parte dos terrenos a serem loteados estão na mão de poucas famílias;
·         Menor venda no comércio;

Problema que os Distritos e Bairro da Sede Barra do Riacho têm com esta passagem cara:
  • Dificuldade para estudar, praticar esporte, ir ao hospital, bancos, farmácias, conseguir emprego, se divertir, namorar, ir ao cinema etc.

Como é definido o reajuste da passagem?
O COMTRAC – Conselho Municipal de Transporte Coletivo, analisa o Índice de reajuste da Passagem pretendido pelas empresas de transporte coletivo municipal que operam em Aracruz ( Expresso Aracruz Ltda e Cordial). Após o COMTRAC aprovar o aumento o Prefeito assina o Decreto e o povo paga!!!
Neste ano de 2010 foi aprovado com apenas o voto contrário, do Conselheiro Júlio Cezar F. Perini, o aumento da passagem de ônibus em 7,80%, Índice parecido foi aplicado pelo DER-ES, ou seja, a passagem subiu de 10 à 70 centavos, o valor menor da passagem será de 1.45 na Sede e o maior será R$ 9,75 de Aracruz à Vila do Riacho via Cachoeirinha.
E pior o CONTRAC já definiu que fará os reajustes da passagem usando o Índice do DER-ES!!!
Não é correto usar o Índice do DER-ES – Departamento de Rodagem do Espírito Santo, pois a planilha é feita para transporte intermunicipal, ou seja, tem 17% de ICMS, não existe gratuidades de idosos etc.
Não existe uma planilha de custos do transporte municipal de Aracruz, ou seja, caso tivesse entraria 0% ICMS, 5% de ISS, gratuidades dos idosos, 50% de estudantes de escolas oficiais, se a estrada é pavimentada ou não, os valores dos vencimentos pagos aqui a motoristas, cobradores etc. O Secretário da SEMIT disse que pretende fazer uma planilha com a ajuda do DER-ES.
Os lideres comunitários da Orla solicitaram a Prefeitura Mun. de Aracruz, através do Processo: 8964/2009, a alteração do COMTRAC, incluindo conselheiros que representem os deficientes físicos, estudantes, os Distritos, Sindicatos e outras considerações!

Como reduzir o Valor da Passagem?
O prefeito e vereadores poderiam criar um subsídio para compensar as gratuidades, reduzir o ISS, criação de uma planilha de custos, licitação do transporte coletivo, implantar o Transcol (possui subsídio estadual), criar mais linhas de transporte municipal, obrigar as empresa utilizar ônibus articulado (tem capacidade para mais de 150 passageiros) e ônibus novos, fazer terminais de ônibus nos distrito e sede, criar uma lei sobre transporte coletivo, asfaltar estradas etc.

Os deficientes físicos não tem direito a gratuidade!
É preocupante, talvez Aracruz seja o único município que idosos pagam passagem, apesar da Constituição Estadual garantir este direito a eles!!
Então porque os vereadores não criam uma lei municipal sobre a gratuidade dos deficientes físicos???


O que podemos fazer como cidadãos?
A finalidade do transporte coletivo não é o lucro e sim proporcionar o direito de ir e vir, diminuir a desigualdade social, a poluição etc.
Nossos governantes são nossos funcionários, são nossos servidores, portanto se protestarmos, denunciarmos  e exigirmos nossos direitos!!!
Ajudenos...divulgue esta informação!!!!

2 comentários:

  1. A concorrência seria um bom caminho para a queda dos preços das passagens. Quem sabe as regularizações de VANS, topics entre outros para combater esse monopólio!?!

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  2. Thiago a Lei criada na Câmara de Vereadores em 31 de março de 2009 só permite ônibus e Micro-ônibus. O Ministério Público Estadual usou esta lei para defender a necessidade de Licitação no Transporte Público de Aracruz, o processo tá na mão do juiz desde dezembro de 2009 para decisão!

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