AJUDEM A DIVULGAR ESTAS INFORMAÇÕES:
É precisso lutar para que os lugares onde já foram asfaltados se reduzam o valor da passagem de ônibus: Biriricas x Praia Grande(Fundão), Coqueiral x Aracruz, Coqueiral X Fábrica etc. Deveria ser reduzido o valor da passagem em mais de R$ 1,00
Esta circulando ônibus convencional urbano, poltrona não reclinável, de Vila de Riacho x Barra do Riacho x Aracruz, isto esta errado pois não foi reduzido o preço da passagem. Deveria ser reduzido em aproximadamente R$ 1,07
Em outros municípios o valor da passagem em função da qualidade do ônibus é diferenciado.
Na Orla existe ônibus seletivo(convencional), o ônibus convencional urbano e o ônibus urbano. Os valores da passagem NÃO são diferenciados.
Por que ninguém divulga quantas pessoas pagam passagem em Aracruz?
por que recolhem as passagens na saída do ônibus?
por que os ônibus circulam com mais de 15 passageiros em pé(proibido por lei municipal que determina no máximo 30% de passageiros empé em relação ao nº de poltronas)?
Por que nenhum político defende a redução do valor da passagem?
Por que os ônibus circulam de 01h em uma 01hora, e ou, 02h e 02h no fim de semana?
Por que não tem ônibus de 30min e 30minutos se saem 02 ônibus juntos de hora em hora de Barra do Riacho x Aracruz??
Por que após as 23h não circulam mais ônibus? Se o povo precisa se deslocar e não tem dinheiro para pagar taxi!!!
NÃO PODEMOS FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS COM TANTA INJUSTIÇA ACONTECENDO!!!
É PRECISO RECALCULAR O VALOR DA PASSAGEM!!!
ESTE ANO VAI TER MAIS ALMENTOS ABUSSIVOS!!!
E OS POLÍTOCOS TEM QUE REPRESENTAR O POVO!!!!!
SÓ A UNIÃO DO POVO PARA REVERTER ESTA SITUAÇÃO
As lideranças comunitárias se reuniram no dia 19/05/2009, às 15h na ACBR para tratar sobre o transporte coletivo de Aracruz.
Estiveram presentes os Presidente de várias associações e colaboradores: Entidades: ACBR, CICASC, CCIP, N.Stª Cruz, S. Cruz, AMPRAFOR-PA, AMBAMA-MAR AZUL, Vila do Riacho, AMOC-Coqueiral, AMBA-Balsa, ADB.
Lideranças do Portal de Aracruz até Vila do Riacho estiveram presentes. Foi uma reunião importantíssima, pois fortalece a luta pela redução do valor da passagem de ônibus do transporte coletivo de Aracruz.
As lideranças chegaram a conclusão que é precisso reformular o CONTRAC para que almente a participação e representação da sociedade aracrusense. Desta forma será possível termos mais horários de ônibus, menor preço do valor da passagem.
COMO É HOJE:
Membros Titulares indicados do CONTRAC:
- 02 representantes da Câmara de Vereadores;
- 02 representantes indicados pelo Prefeito Municipal;
- 01 representante do Policiamento de Trânsito;
- 02 representantes das Empresas Concessionárias de Transporte Coletivo;
- 01 representante dos Trocadores;
- 01 representante dos motoristas;
- 01 representantes dos Taxistas;
- 01 representantes do Clube de Diretores Lojistas- CDL;
- 01 representantes de Sindicatos;
- 01 representantes de Conselho das Associações de Moradores(CONSPAR).
OBS.: ONDE ESTÁ O REPRESENTANTE DOS ESTUDANTES???!!!
Sindirodoviários?
Associação dos Usuários do Transporte Coletivo?
Centrais Sindicais?
Secretaria de Açao Social?
Sindicomerciários?
Precisamos reformular este conselho!!!!
COMO FICARIA O CONTRAC:
- 01 representantes da Câmara de Vereadores;
- 01 representantes indicados pelo Prefeito Municipal;
- 01 representante do Policiamento de Trânsito;
- 02 representantes das Empresas Concessionárias de Transporte Coletivo;
- 01 representante do SINDTRANSPORTE;
- 01 representante das Associações Comunitárias do Distrito da Sede;
- 01 representante das Associações Comunitárias do Distrito de Santa Cruz;
- 01 representante das Associações Comunitárias do Distrito Santa Rosa;
- 01 representante das Associações Comunitárias do Distrito Guraná;
- 01 representante das Associações Comunitárias do Distrito Jacupemba;
- 01 representante das Associações Comunitárias do Distrito da Riacho;
- 01 representantes do SINDCOMERCIARIOS;
- 01 representantes do SISMA;
- 01 representantes do SINDCOMERCIARIOS;
- 01 representantes dos estudante de ensino médio, com 18 anos ou mais;
- 01 representantes dos estudante de ensino superior "do Diretorio Acadêmico da FACHA";
- 01 representantes de Conselho das Associações de Moradores(CONSPAR).
Sou Conselheiro Titular do CONTRAC e participarei da minha 1º Reunião na próxima Quinta-feira às 17h no Plenarinho da Câmara Municipal de Aracruz.
Calendário de Reuniões CONTRAC 2009
Local: Plenarinho da Câmara de Vereadores de Aracruz às 17:00h
MÊS
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DIA
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MAIO
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14 TROCA DE SECRETÁRIO SEMIT NÃO OCORREU
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JUNHO
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18
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JULHO
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09
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AGOSTO
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13
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SETEMBRO
|
10
|
OUTUBRO
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08
|
NOVEMBRO
|
12
|
D
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DOMINGO, 10 DE MAIO DE 2009
Irregularidades no Valor da Passagemhttp://www.blogger.com/img/blank.gif
Saudações Caros Companheiros!
Abaixo exemplos de rodovias asfaltadas e o valor da passagem não diminuiu e utilização de ônibus circular sem diminuição do valor da passagem
http://www.es.gov.br/site/noticias/show.aspx?noticiaId=99655252Thiago Guimarães / Secom
A Rodovia ES 456 - Primo Bitti- inaugurada em 04/03/2006, entre Coqueiral de Aracruz e a sede do município - via Irajá - foi toda pavimentada e sinalizada...ao longo de seus 18,7 quilômetros de extensão.
Esta rodovia é uma das que foi toda asfaltada, mas o valor da passagem de ônibus não diminuiu.
Vou considera que a distância seja de "20Km" para o cálculo do valor da passagem neste percurso e utilizando os índices do DERT-ES, então o valor da passagem de Aracruz à Coqueiral deveria diminuir 31,50% e ser de R$ 2,74, mas está sendo cobrado R$ 4,00 causando um prejuízo de R$ 1,26 a mais por viagem aos usuários do transporte coletivo.
Detalhe: de Barra do Riacho à Aracruz tem 27 Km e o valor da passagem é de R$ 3,75;
Na Rodovia ES – 257 entre Barra do Riacho á Aracruz, com 27Km, toda asfaltada,e utilizando os índices do DERT-ES, entãoo valor da passagem no ônibus convencional urbano deveria diminuir 28,80% e ser de R$ 2,67, mas está sendo cobrado R$ 3,75 causando um prejuízo de R$ 1,07a mais por viagem aos usuários do transporte coletivo. O ônibus citado é o ônibus convencional urbano(poltrona não reclinável) Nº 5070, Placa LUY6192, que faz vários horários;
Na Rodovia ES – 124 entre Nova Almeida à Biririca, com 17Km, já foram asfaltado 16,60 Km e está sendo concluído os 400m restante, e utilizando os índices do DERT-ES, então o valor da passagem de ônibus deveria diminuir 54,50% e ser de R$ 2,33, mas está sendo cobrado R$ 3,60 causando um prejuízo de R$ 1,27 a mais por viagem aos usuários do transporte coletivo. Esta é uma linha intermunicipal;
Do Assentamento até Aracruz, passando pela entrada das carretas são 50Km sendo 23 em estrada de chão e 27Km em estrada asfaltada e o valor da passagem neste percurso é de R$5,50 no ônibus da linha da Cordial. E do Assentamento até Vila do Riacho são 18Km e o valor da passagem é R$ 3,20 no ônibus de estudante da Expresso.Porque diferenças tão grande no valor da passagem????
- E na Rodovia ES - 101, Orla, como será que esta o cálculo do valor da passagem??? você mesmo pode fazer as contas. Basta assessar o Site :http://www.der.es.gov.br/download/QuadroTarifas/Aracruz.xls
Modalidade do serviço-Nº de registro da empresa / Nº de registro da linha / Tipo de serviço / Serviço operacional
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Coeficientes Tarifários :
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Tarifa Vigente (R$ / Km)
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Tipo de serviço / Piso
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Normal
|
Mínima
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Km Mínima
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Convencional Piso I
|
0,137350
|
1,24
|
9,0
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Convencional Piso II
|
0,222507
|
1,56
|
7,0
| ||||||||||||||||||||
Convencional Urbano
|
0,099098
|
0,89
|
9,0
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Executivo
|
0,206025
|
1,85
|
9,0
| ||||||||||||||||||||
Expresso
|
0,157953
|
1,42
|
9,0
| ||||||||||||||||||||
Urbano Piso I
|
0,099098
|
0,89
|
9,0
| ||||||||||||||||||||
Urbano Piso II
|
0,099098
|
0,89
|
7,0
| ||||||||||||||||||||
Semi-Executivo
|
0,199158
|
1,79
|
9,0
| ||||||||||||||||||||
Convencional Urbano Executivo
|
0,123627
|
1,11
|
9,0
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Seletivo
|
0,137350
|
1,24
|
9,0
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Vigência :
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05/01/2009
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(Res CTI Nº 35/08 - DO 29/12/08)
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OBSERVAÇÃO:
PISO I - estrada pavimentada com asfalto ou bloquete;
PISO II - estrada não pavimentada, estrada-de-chão, piso batido.
Foi aprovada a Lei nº 3.143, de 04 de março de 2009 que dispões sobre a CONCESSÃO ou PERMISSÃO DE TRANSPORTE COLETIVO. Esta lei é importante, pois possibilita a concorrência via licitação.
Foi aprovada a Lei nº 3.143, de 04 de março de 2009 que dispões sobre a CONCESSÃO ou PERMISSÃO DE TRANSPORTE COLETIVO. Esta lei é importante, pois possibilita a concorrência via licitação.
Esta Lei determina no seu Art. 4°
a. ÔNIBUS ... poderá ser permitido o transporte de passageiros em pé, até o máximo de 30% (trinta por cento) da lotação máxima de passageiros sentados, comportando, ainda, os veículos de tipo articulado;
b. MICROÔNIBUS - o veículo automotor de transporte coletivo com capacidade de até vinte passageiros sentados, no qual não é permitido o transporte em pé.
Esta Lei determina no seu Art. 12 Paragrafo 1° IV - mais de 15 anos
obs.: o veículo poderá circular com mais de 15 anos e sem idade limite.
obs.: E o risco aos usuários como fica!!!
Esta Lei determina no seu Art. 8º
Paragrafo 1°. O prazo da concessão e da permissão do transporte coletivo será de 25(vinte e cinco) anos, prorrogável por um igual período por critério do Poder Cedente, desde que a delegatária tenha prestado o serviço público satisfatóriamente.
obs.: é muito tempo!!!
Esta Lei determina no seu Art. 16
A estrutura tarifária aplicável à concessão ou permissão e constante do projeto básico, mesmo no caso de licitação com tarifa pré-definida, deverá observar o disposto na presente lei, que se baseia na estrutura oficial de custos operacionais de transportee urbano recomendada pela Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes - GEIPOT, vinculada ao Ministério dosTransportes.
obs: O GEIPOT foi extinto pela Medida Provisória nº 427, de 9 de maio de 2008 (convertida na Lei nº 11.772/2008), oportunidade em que foi instituída a inventariança, cujos procedimentos estão disciplinados no Decreto nº 6.485, de 17 de junho de 2008.
Interessante também é a história da Lei nº 3.143, que foi APROVADA na Câmara de Vereadores, VETADA pelo Prefeito e foi DERRUBADO O VETO na Câmara de Vereadores!!!????