quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Ministério Público Estadual pede Licitação no Transporte Coletivo de Aracruz

O Ministério Público Estadual entrou com uma Ação Civil Pública na Vara da Fazenda Pública, Forúm de Aracruz, Processo nº: 006.08.003320-9 em 26/06/2008 em onde solicitou LICITAÇÃO NO TRANSPORTE COLETIVO DE ARACRUZ.

Envolvendo o Município de Aracruz, Expresso Aracruz Ltda, Cordial Transportes e Turismos Ltda e o Ministério Público;

Existe uma Lei municipal aprovada em março de 2009 que dispõe sobre a obrigatoriedade de LICITAÇÃO NO TRANSPORTE COLETIVO DE ARACRUZ. Nesta Lei diz também que não pode haver mais de 15 passageiros em pé no ônibus( a Lei fala que não pode haver mais de 30% de passageiros em pé em um ônibus com 44 passageiros, logo, não pode haver mais de 15 passageiros em pé no ônibus.

Os usuários do transporte coletivo estão solidários com o Ministério Público e acreditam que a justiça finalmente será feita, ou seja, revisão no preço do preço da passagem, ônibus de 30 em 30 minutos ou menos, preço da passagem de acordo com o tipo de ônibus(usar de preferência ônibus circular urbano), tipo de pavimentação asfalto o estrada chão, para se chegar ao valor justo e único da passagem da sede x distritos do interior;

Alguns fatos marcaram esta semana:

  • No domingo o ônibus de transporte coletivo da Expresso Aracruz Ltda que vinha da Barra do Sahy foi praticamente destruído próximo ao viveiro...eu passei la por volta das 22:30h e os vidros estavam quebrado e bancos danificados...o motivo da revolta dos passageiros por terem esta reação eu desconheço afinal os meus de comunicação não divulgam praticamente nada sobre o sofrimento da população que usam os ônibus!!

  • Segundo o Lider Comunitário da Praia dos Padres um ônibus de transporte coletivo da Expresso Aracruz Ltda que transporta aluno não conseguiu subir um morro e quase provocou um acidente!!

  • O abrigo de ônibus próximo ao posto de gasolina em Barra do Riacho foi retirado, pois estava inclinado com risco de cair sobre os passageiros. Neste abrigo é comum encontrarmos mais de 30 passageiros esperando ônibus. Agora Barra do Riacho só possui um abrigo e nescessita de 09 abrigos. Caso parecido acorre na Vila do Riacho, Guaraná e outros, que possuem poucos abrigos!!

  • Os ônibus que saem de Barra do Riacho as 06:50h estão saindo com mais de 30 passageiros em pé. Na segunda-feira eu contei mais de 40 pessoas em pé!! E neste mesmo dia as 17:20h uma professora da Vila do Riacho não pegou o ônibus enfrente ao Shopping Oriund porque simplesmente o ônibus não parou e ela teve que esperar até 18:20h pelo próximo ônibus...que sofrimento e stress!!


  • Em 18/10/2009O Ônibus da Expresso Aracruz que ia de Vila do Riacho x Santa Cruz simplesmente não passou no horário de 12:15h e passageiros ficam mais de 4h esperando...finalmente ônibus chegou às 14:32h.