PASSAGEM DE ÔNIBUS MUNICIPAL DE ARACRUZ É CARRÍSSIMA!!
A passagem de ônibus de Aracruz é variável em função da distância:
ENTINERÁRIO
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DISTÂNCIA
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VALOR DA PASSAGEM
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Valor (R$) por km percorrido
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Tipo de Estrada
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Aracruz x Stª Cruz – via fábrica
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51 Km
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R$ 5,85
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0,11
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Asfaltada
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Aracruz x Vila do Riacho
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36 km
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R$ 5,40
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0,15
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Asfaltada
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Aracruz x Stª Cruz – via Irajá
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32 Km
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R$ 5,50
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1,17
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Asfaltada
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Aracruz x Biriricas
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31 Km
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R$ 7,70
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0,24
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Parte Asfaltada
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Aracruz x Jacupemba
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46 km
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R$ 5,20
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0,11
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Asfaltada
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Aracruz x Assentamento – Via Jacupemba
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58 km
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R$ 7,70
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0,12
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Parte Asfaltada
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Aracruz x Guaraná
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20 km
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R$ 3,40
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0,17
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Asfaltada
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Centro x Bairros da Sede –Exeto Barra do Riacho
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2,01 Km à 10,30Km
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R$ 1,45
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0,69 à 0,14
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Asfaltada
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Stª Cruz x Vila do Riacho
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48 km
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R$ 5,75
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0,12
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Asfaltada
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Aracruz x Vila do Riacho
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36 km
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R$ 5,40
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0,15
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Asfaltada
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Mar Azul x Rio Preto
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30 km
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R$ 1,45
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0,04
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Asfaltada
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Vila do Riacho - Assentamento
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22 km
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R$ 3,50 ?
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0,16
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Sem pavimento
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Aracruz x Assentamento – Via V. Riacho
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58 km
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R$ 9,80
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0,17
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Parte Asfaltada
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Quanto mais distante da Sede:
· Maior o valor da passagem;
· Mais difícil conseguir emprego na Sede.
Problema que a Sede tem com esta passagem cara:
· Um lote custa entorno de R$ 50.000,00, ou seja, especulação imobiliária. A maior parte dos terrenos a serem loteados estão na mão de poucas famílias;
· Menor venda no comércio;
Problema que os Distritos e Bairro da Sede Barra do Riacho têm com esta passagem cara:
- Dificuldade para estudar, praticar esporte, ir ao hospital, bancos, farmácias, conseguir emprego, se divertir, namorar, ir ao cinema etc.
Como é definido o reajuste da passagem?
O COMTRAC – Conselho Municipal de Transporte Coletivo, analisa o Índice de reajuste da Passagem pretendido pelas empresas de transporte coletivo municipal que operam em Aracruz ( Expresso Aracruz Ltda e Cordial). Após o COMTRAC aprovar o aumento o Prefeito assina o Decreto e o povo paga!!!
Neste ano de 2010 foi aprovado com apenas o voto contrário, do Conselheiro Júlio Cezar F. Perini, o aumento da passagem de ônibus em 7,80%, Índice parecido foi aplicado pelo DER-ES, ou seja, a passagem subiu de 10 à 70 centavos, o valor menor da passagem será de 1.45 na Sede e o maior será R$ 9,75 de Aracruz à Vila do Riacho via Cachoeirinha.
E pior o CONTRAC já definiu que fará os reajustes da passagem usando o Índice do DER-ES!!!
Não é correto usar o Índice do DER-ES – Departamento de Rodagem do Espírito Santo, pois a planilha é feita para transporte intermunicipal, ou seja, tem 17% de ICMS, não existe gratuidades de idosos etc.
Não existe uma planilha de custos do transporte municipal de Aracruz, ou seja, caso tivesse entraria 0% ICMS, 5% de ISS, gratuidades dos idosos, 50% de estudantes de escolas oficiais, se a estrada é pavimentada ou não, os valores dos vencimentos pagos aqui a motoristas, cobradores etc. O Secretário da SEMIT disse que pretende fazer uma planilha com a ajuda do DER-ES.
Os lideres comunitários da Orla solicitaram a Prefeitura Mun. de Aracruz, através do Processo: 8964/2009, a alteração do COMTRAC, incluindo conselheiros que representem os deficientes físicos, estudantes, os Distritos, Sindicatos e outras considerações!
Como reduzir o Valor da Passagem?
O prefeito e vereadores poderiam criar um subsídio para compensar as gratuidades, reduzir o ISS, criação de uma planilha de custos, licitação do transporte coletivo, implantar o Transcol (possui subsídio estadual), criar mais linhas de transporte municipal, obrigar as empresa utilizar ônibus articulado (tem capacidade para mais de 150 passageiros) e ônibus novos, fazer terminais de ônibus nos distrito e sede, criar uma lei sobre transporte coletivo, asfaltar estradas etc.
Os deficientes físicos não tem direito a gratuidade!
É preocupante, talvez Aracruz seja o único município que idosos pagam passagem, apesar da Constituição Estadual garantir este direito a eles!!
Então porque os vereadores não criam uma lei municipal sobre a gratuidade dos deficientes físicos???
O que podemos fazer como cidadãos?
A finalidade do transporte coletivo não é o lucro e sim proporcionar o direito de ir e vir, diminuir a desigualdade social, a poluição etc.
Nossos governantes são nossos funcionários, são nossos servidores, portanto se protestarmos, denunciarmos e exigirmos nossos direitos!!!
Ajudenos...divulgue esta informação!!!!
A concorrência seria um bom caminho para a queda dos preços das passagens. Quem sabe as regularizações de VANS, topics entre outros para combater esse monopólio!?!
ResponderExcluirThiago a Lei criada na Câmara de Vereadores em 31 de março de 2009 só permite ônibus e Micro-ônibus. O Ministério Público Estadual usou esta lei para defender a necessidade de Licitação no Transporte Público de Aracruz, o processo tá na mão do juiz desde dezembro de 2009 para decisão!
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