sábado, 3 de outubro de 2009

A PASSAGEM DE ÔNIBUS COLETIVO DE ARACRUZ PODE DIMINUIR

Saudações Companheiros(as)!
Desde o ano de 2008 comecei a pesquisar sobre o transporte coletivo de Aracruz e descobrir a importância do COMTRAC ( Conselho Municipal de Transporte Coletivo), este conselho é responsável pelo aumento anual do preço da passagem de ônibus do transporte coletivo entre outras coisas.
Em abril de 2009 criei um BLOG: http://juliobarrense.blogspot.com , sobre transporte coletivo e comecei a postar matérias sobre o assunto.
Procurei o Ministério Público para saber a Licitação no Transporte Coletivo de Aracruz e o que poderia ser feito para reduzir o valor da passagem de ônibus.
Finalmente foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Aracruz a Lei nº 3.143, de 04 de março de 2009 que dispões sobre a CONCESSÃO ou PERMISSÃO DE TRANSPORTE COLETIVO. Esta lei é importante, pois possibilita a concorrência via licitação.
Em maio de 2009, 11 lideranças comunitária da Orla, sindicato, ONG se reuniram em Barra do Riacho e redigimos um manifesto pedindo a reformulação do COMTRAC, incluindo a participação de estudante, um líder comunitário de cada distrito, sindicatos e retirada do conselho do COMTRAC representantes dos cobradores e motorista por entendermos que estes seriam melhor representado pelo SINDIRODOVIÁRIO, e outra alterações. Foi aberto no Protocolo da prefeitura de Aracruz o Processo Administrativo Nº 8964/2009 junto a prefeitura com estes objetivos.
Procurei então o Presidente do SISMA, Jorginho e pedir para representar o SISMA na luta pelo valor justo da passagem de ônibus coletivo e outros. E Jorginho ficou feliz, pois um usuário de ônibus coletivo representaria bem o SISMA no CONTRAC.
Desde 18 de Junho de 2009 tenho representado o SISMA no COMTRAC e lutado principalmente para a redução no preço da passagem de ônibus. A reunião é mensal e ocorre sempre na 2ª quinta-feira do mês as 17:00h na Sala de Reunião na Câmara de Aracruz, e é aberto a população. No mês de setembro não ocorreu reunião, pois esta sendo revisto o novo Conselho do COMTRAC. Espero que mude para melhor! Quem sabe assim teremos uma linha entre V. do Riacho x Jacupemba, reformulação de todos os valores de passagem do transporte coletivo municipal e mais conselheiros!!!
Minha 1ª vitória pela redução do preço da passagem de ônibus de Aracruz x Santa Rosa x Biriricas x Nova Almeida que custava R$ 9,00 diminuiu para R$ 7,74 redução de R$ 1,26. Esta linha é intermunicipal e segue os índices do DER-ES - Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo e como trecho entre Birriricas a Praia Grande foi asfaltado o preço da passagem diminuiu.
Pela lógica toda vez que fosse asfaltado uma estrada a passagem de ônibus coletivo deveria diminuir, pois o custo das empresas diminuem, mas infelizmente a lógica que reina em Aracruz é a do lucro e o POVO esta sofrendo enquanto as empresas de ônibus estão cada vez mais ricas.
Exemplo disto é a linha de ônibus entre Coqueiral à Aracruz via Irajá onde a passagem de ônibus atualmente custa R$ 4,00. A distância entre estas duas localidades é 19 Km.
E como não é uma linha intermunicipal não podemos exigir da Expresso Aracruz Ltda e Cordial que utilizem os indices do DER-ES e reduza o valor da passagem para R$ 2,60 ( 19km x 0,137350 ÍNDICE DO DER-ES) em ônibus convencional, também chamado pela Expresso Aracruz de ônibus rodoviário, OU AINDA SE exigirmos a utilização de Ônibus Urbano( com poltrona não reclinável) o valor da passagem passará para R$ 1,88 ( 19 Km x 0,099098 INDICE DO DER-ES).
Detalhe entre Barra do Riacho a Aracruz a passagem de ônibus hoje custa R$ 3,75. A distância entre estas duas localidades é 24 Km, ou seja, o valor de todas as linhas tem que ser recalculado urgentemente, pois o povo ta sofrendo.
Cheguei a conclusão que existe 10 maneiras de reduzir o valor da passagem:
  • Incluir Aracruz na Região Metropolitana da Grande Vitoria e consequentemente fazer parte do TRANSCOL, cujo preço da passagem em ônibus coletivo urbano é no máximo R$ 2,00. O Governo do Estado subsidia a passagem de ônibus do TRANSCOL em R$ 11 milhões atendendo 1,4 milhões de pessoas;
  • O Prefeito subsidiar o preço da passagem em Aracruz;
  • A População se mobilizar com abaixo-assinado, caminhada etc;

  • Fazer uma licitação no transporte coletivo;

  • Criar linhas com valor reduzido utilizando ônibus com catraca em todo o município, desta forma, por exemplo, a passagem entre Coqueiral à Aracruz via Irajá passaria de R$ 4,00 para R$ 1,88. E Barra do Riacho á Aracruz reduziria de R$ 3,75 para R$ 2,38 conforme índice do DER-ES;
  • A prefeitura recalcular o valor da passagem e subsidiar as gratuidades;
  • Utilizar ônibus coletivo articulado e bi-articulado, possui capacidade de transporta 150 passageiros e utilizar terminais rodoviários;
  • Fazer uma licitação no transporte coletivo de Aracruz;
  • Os A Câmara de Vereadores de Aracruz criarem uma lei obrigando as empresa a aplicarem os Ceficientes Tarifários do DER-ES;
  • Criar passagem de ônibus dos distritos, interior e orla, para Sede de Aracruz com valor FIXO praticado pelo TRANSCOL.
Coeficientes Tarifários do DER-ES - Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo:
Tarifa Vigente (R$ / Km)
Tipo de serviço / Piso
Normal
Mínima
Km Mínima
Convencional Piso I
0,137350
1,24
9,0
Convencional Piso II
0,222507
1,56
7,0
Convencional Urbano
0,099098
0,89
9,0
Executivo
0,206025
1,85
9,0
Expresso
0,157953
1,42
9,0
Urbano Piso I
0,099098
0,89
9,0
Urbano Piso II
0,099098
0,89
7,0
Semi-Executivo
0,199158
1,79
9,0
Convencional Urbano Executivo
0,123627
1,11
9,0
Seletivo
0,137350
1,24
9,0
Vigência :
05/01/2009
(Res CTI Nº 35/08 - DO 29/12/08)
PISO I - ESTRADA PAVIMENTADA, ASFALTADA OU COM BLOQUETES.
PISO II - ESTRADA SEM PAVIMENTAÇÃO, ESTRADA-DE-CHÃO, SEM ASFALTO.
COMO ARACRUZ NÃO FAZ PARTE DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA E POR SUA NÃO FAZ PARTE DO TRANSCOL. E não recebe subsídios do Governo Estadual para reduzir o preço da passagem.
No Transcol este subsidio é utilizado para arca com os custos do Serviço Especial Mão na Roda e também com os custos decorrentes da gratuidade integral da tarifa no Sistema Transcol concedida aos estudantes matriculados no ensino médio das escolas públicas estaduais e federais, exclusivamente nos deslocamentos residência/escola/residência e nos horários e linhas específicas para este deslocamento. E parcial no caso dos estudantes de escolas particulares, conforme disposto na Lei nº 3.939/87.
O governo do estado vem contribuindo para a redução da passagem em Aracruz, pois já asfaltou várias rodovias:
Coqueiral x Aracruz, Birriricas x Praia Grande, Vila do Riacho x Aracruz etc, mas esta melhoria e redução do custo das empresas não está sendo repassado ao usuário dos ônibus do transporte coletivo de Aracruz.
no caso da passagem de Biriricas x Praia Grande a redução da passagem foi possível, pois é controlada pelo DERT-ES. como foi recentemente asfaltada a rodovia que liga estas duas localidades, basta exigirmos nossos direitos.
na linha Barra do Riacho x Vila do Riacho x Aracruz tem um ônibus convencional urbano, este ônibus custa menos para a empresa, pois é um ônibus sem cadeiras reclináveis, etc, mas a empresa de ônibus não reduziu o valor da passagem.
A Prefeitura Municipal de Aracruz poderia analizar a possibilidade de subisidiar o valor da passagem. criar a passagem com valor fixo( em torno de R$ 2,00) e não ocilante em função da distância para todos os moradores da orla, Guaraná, Jacupemba, etc.
Nós sabemos quanto é caro comprar uma casa ou um lote na Sede de Aracruz. o pobre poderia adquirir um imóvel no interior e se deslocar até a sede para estudar, trabalhar, festejar, comprar nos comércios etc. precisamos mudar esta lógica de exclusão dos moradores do interior do município.
E necessário haver ônibus no transporte coletivo até as 3:00h para melhorar o turismo, lazer, comércio, reduzir acidentes de trânsito, etc.
Aracruz possui uma passagem caríssima. as empresas alegam que tem que pagar todos os custos e a prefeitura não subsidia nada. Precisamos repensar o futuro de Aracruz, acredito que a prefeitura, vereadores, empresas, estudantes, sindicatos, igrejas, associações comunitárias, vereadores, a terceira idade, os portadores de deficiência, e principalmente os membros do COMTRAC , enfim toda a sociedade de Aracruz pode sim reduzir o valor da passagem, basta nos unirmos.
ABAIXO UM SIMULADO DE QUAL DEVERIA SER O VALOR DA PASSAGEM CASO NÃO SEJA ADOTADO UM VALOR FIXO E COM ÔNIBUS DIFERENTES UTILIZANDO INDICES DO DER-ES:
LINHA ARACRUZ X STª CRUZ
ARACRUZ
FÁBRICA
B. SAHY E PUTIRI
MAR AZUL
PRAIA DOS PADRES
COQUEIRAL
Stª CRUZ
PISO I (Km)
19,0
5,0
2,0
2,0
1,0
5,0
VALOR R$
3,20
3,95
4,50
4,60
4,60
5,45
ÔNIBUS CONVENCIONAL, RODOVIARIO
2,60
3,30
3,60
3,85
4,00
4,70
ÔNIBUS URBANO, ônibus com poltrona não reclinável
1,88
2,37
2,57
2,77
2,87
3,36
LINHA ARACRUZ X VILA DO RIACHO
ARACRUZ
FÁBRICA
B. DO RIACHO
V. DO RIACHO
ESTRADA PAVIMENTADA, ASFALTADA OU COM BLOQUETES - PISO I (Km)
19,0
5,0
8,0
VALOR R$
3,20
3,75
5,00
ÔNIBUS CONVENCIONAL, RODOVIARIO
2,60
3,30
4,40
ÔNIBUS URBANO, ônibus com poltrona não reclinável
1,88
2,37
3,17
LINHA ARACRUZ X NOVA ALMEIDA - VIA BIRIRICAS, SANTA ROSA E GRAPUAMA.
N. ALMEIDA
BIRIRICAS
SANTA ROSA
GRAPUAMA
ARACRUZ
ESTRADA PAVIMENTADA, ASFALTADA OU COM BLOQUETES - PISO I (Km)
17,0
0,0
0,0
2,6
ESTRADA SEM PAVIMENTAÇÃO, ESTRADA-DE-CHÃO, SEM ASFALTO PISO II (Km)
0,0
6,8
10,0
8,5
VALOR R$
3,60
5,80
7,30
9,60
ÔNIBUS CONVENCIONAL, RODOVIARIO
2,33
3,85
6,07
8,30
ÔNIBUS URBANO, ônibus com poltrona não reclinável
1,68
3,19
5,42
7,56
LINHA ARACRUZ X STª CRUZ
ARACRUZ
DESTACAMENTO
NOVO IRAJÁ E IRAJÁ
CAEIRAS VELHAS
COQUEIRAL
SANTA CRUZ
ESTRADA PAVIMENTADA, ASFALTADA OU COM BLOQUETES - PISO I (Km)
7,0
10,0
17,0
19,0
24,0
VALOR R$
1,60
2,25
3,20
4,00
5,10
ÔNIBUS CONVENCIONAL, RODOVIARIO
1,24
1,35
2,30
2,58
3,66
ÔNIBUS URBANO, ônibus com poltrona não reclinável
1,24
0,99
1,68
1,88
2,38
PISO I - ESTRADA PAVIMENTADA, ASFALTADA OU COM BLOQUETES.
PISO II - ESTRADA SEM PAVIMENTAÇÃO, ESTRADA-DE-CHÃO, SEM ASFALTO.