Saudações Companheiros(as)!
Desde o ano de 2008 comecei a pesquisar sobre o transporte coletivo de Aracruz e descobrir a importância do COMTRAC ( Conselho Municipal de Transporte Coletivo), este conselho é responsável pelo aumento anual do preço da passagem de ônibus do transporte coletivo entre outras coisas.
Em abril de 2009 criei um BLOG: http://juliobarrense.blogspot.com , sobre transporte coletivo e comecei a postar matérias sobre o assunto.
Procurei o Ministério Público para saber a Licitação no Transporte Coletivo de Aracruz e o que poderia ser feito para reduzir o valor da passagem de ônibus.
Finalmente foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Aracruz a Lei nº 3.143, de 04 de março de 2009 que dispões sobre a CONCESSÃO ou PERMISSÃO DE TRANSPORTE COLETIVO. Esta lei é importante, pois possibilita a concorrência via licitação.
Em maio de 2009, 11 lideranças comunitária da Orla, sindicato, ONG se reuniram em Barra do Riacho e redigimos um manifesto pedindo a reformulação do COMTRAC, incluindo a participação de estudante, um líder comunitário de cada distrito, sindicatos e retirada do conselho do COMTRAC representantes dos cobradores e motorista por entendermos que estes seriam melhor representado pelo SINDIRODOVIÁRIO, e outra alterações. Foi aberto no Protocolo da prefeitura de Aracruz o Processo Administrativo Nº 8964/2009 junto a prefeitura com estes objetivos.
Procurei então o Presidente do SISMA, Jorginho e pedir para representar o SISMA na luta pelo valor justo da passagem de ônibus coletivo e outros. E Jorginho ficou feliz, pois um usuário de ônibus coletivo representaria bem o SISMA no CONTRAC.
Desde 18 de Junho de 2009 tenho representado o SISMA no COMTRAC e lutado principalmente para a redução no preço da passagem de ônibus. A reunião é mensal e ocorre sempre na 2ª quinta-feira do mês as 17:00h na Sala de Reunião na Câmara de Aracruz, e é aberto a população. No mês de setembro não ocorreu reunião, pois esta sendo revisto o novo Conselho do COMTRAC. Espero que mude para melhor! Quem sabe assim teremos uma linha entre V. do Riacho x Jacupemba, reformulação de todos os valores de passagem do transporte coletivo municipal e mais conselheiros!!!
Minha 1ª vitória pela redução do preço da passagem de ônibus de Aracruz x Santa Rosa x Biriricas x Nova Almeida que custava R$ 9,00 diminuiu para R$ 7,74 redução de R$ 1,26. Esta linha é intermunicipal e segue os índices do DER-ES - Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo e como trecho entre Birriricas a Praia Grande foi asfaltado o preço da passagem diminuiu.
Pela lógica toda vez que fosse asfaltado uma estrada a passagem de ônibus coletivo deveria diminuir, pois o custo das empresas diminuem, mas infelizmente a lógica que reina em Aracruz é a do lucro e o POVO esta sofrendo enquanto as empresas de ônibus estão cada vez mais ricas.
Exemplo disto é a linha de ônibus entre Coqueiral à Aracruz via Irajá onde a passagem de ônibus atualmente custa R$ 4,00. A distância entre estas duas localidades é 19 Km.
E como não é uma linha intermunicipal não podemos exigir da Expresso Aracruz Ltda e Cordial que utilizem os indices do DER-ES e reduza o valor da passagem para R$ 2,60 ( 19km x 0,137350 ÍNDICE DO DER-ES) em ônibus convencional, também chamado pela Expresso Aracruz de ônibus rodoviário, OU AINDA SE exigirmos a utilização de Ônibus Urbano( com poltrona não reclinável) o valor da passagem passará para R$ 1,88 ( 19 Km x 0,099098 INDICE DO DER-ES).
Detalhe entre Barra do Riacho a Aracruz a passagem de ônibus hoje custa R$ 3,75. A distância entre estas duas localidades é 24 Km, ou seja, o valor de todas as linhas tem que ser recalculado urgentemente, pois o povo ta sofrendo.
Cheguei a conclusão que existe 10 maneiras de reduzir o valor da passagem:
- Incluir Aracruz na Região Metropolitana da Grande Vitoria e consequentemente fazer parte do TRANSCOL, cujo preço da passagem em ônibus coletivo urbano é no máximo R$ 2,00. O Governo do Estado subsidia a passagem de ônibus do TRANSCOL em R$ 11 milhões atendendo 1,4 milhões de pessoas;
- O Prefeito subsidiar o preço da passagem em Aracruz;
- A População se mobilizar com abaixo-assinado, caminhada etc;
- Fazer uma licitação no transporte coletivo;
- Criar linhas com valor reduzido utilizando ônibus com catraca em todo o município, desta forma, por exemplo, a passagem entre Coqueiral à Aracruz via Irajá passaria de R$ 4,00 para R$ 1,88. E Barra do Riacho á Aracruz reduziria de R$ 3,75 para R$ 2,38 conforme índice do DER-ES;
- A prefeitura recalcular o valor da passagem e subsidiar as gratuidades;
- Utilizar ônibus coletivo articulado e bi-articulado, possui capacidade de transporta 150 passageiros e utilizar terminais rodoviários;
- Fazer uma licitação no transporte coletivo de Aracruz;
- Os A Câmara de Vereadores de Aracruz criarem uma lei obrigando as empresa a aplicarem os Ceficientes Tarifários do DER-ES;
- Criar passagem de ônibus dos distritos, interior e orla, para Sede de Aracruz com valor FIXO praticado pelo TRANSCOL.
Coeficientes Tarifários do DER-ES - Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo:
Tarifa Vigente (R$ / Km)
| ||||||||||||||
Tipo de serviço / Piso
|
Normal
|
Mínima
|
Km Mínima
| |||||||||||
Convencional Piso I
|
0,137350
|
1,24
|
9,0
| |||||||||||
Convencional Piso II
|
0,222507
|
1,56
|
7,0
| |||||||||||
Convencional Urbano
|
0,099098
|
0,89
|
9,0
| |||||||||||
Executivo
|
0,206025
|
1,85
|
9,0
| |||||||||||
Expresso
|
0,157953
|
1,42
|
9,0
| |||||||||||
Urbano Piso I
|
0,099098
|
0,89
|
9,0
| |||||||||||
Urbano Piso II
|
0,099098
|
0,89
|
7,0
| |||||||||||
Semi-Executivo
|
0,199158
|
1,79
|
9,0
| |||||||||||
Convencional Urbano Executivo
|
0,123627
|
1,11
|
9,0
| |||||||||||
Seletivo
|
0,137350
|
1,24
|
9,0
| |||||||||||
Vigência :
|
05/01/2009
|
(Res CTI Nº 35/08 - DO 29/12/08)
| ||||||||||||
PISO I - ESTRADA PAVIMENTADA, ASFALTADA OU COM BLOQUETES.
PISO II - ESTRADA SEM PAVIMENTAÇÃO, ESTRADA-DE-CHÃO, SEM ASFALTO.
COMO ARACRUZ NÃO FAZ PARTE DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA E POR SUA NÃO FAZ PARTE DO TRANSCOL. E não recebe subsídios do Governo Estadual para reduzir o preço da passagem.
No Transcol este subsidio é utilizado para arca com os custos do Serviço Especial Mão na Roda e também com os custos decorrentes da gratuidade integral da tarifa no Sistema Transcol concedida aos estudantes matriculados no ensino médio das escolas públicas estaduais e federais, exclusivamente nos deslocamentos residência/escola/residência e nos horários e linhas específicas para este deslocamento. E parcial no caso dos estudantes de escolas particulares, conforme disposto na Lei nº 3.939/87.
O governo do estado vem contribuindo para a redução da passagem em Aracruz, pois já asfaltou várias rodovias:
Coqueiral x Aracruz, Birriricas x Praia Grande, Vila do Riacho x Aracruz etc, mas esta melhoria e redução do custo das empresas não está sendo repassado ao usuário dos ônibus do transporte coletivo de Aracruz.
no caso da passagem de Biriricas x Praia Grande a redução da passagem foi possível, pois é controlada pelo DERT-ES. como foi recentemente asfaltada a rodovia que liga estas duas localidades, basta exigirmos nossos direitos.
na linha Barra do Riacho x Vila do Riacho x Aracruz tem um ônibus convencional urbano, este ônibus custa menos para a empresa, pois é um ônibus sem cadeiras reclináveis, etc, mas a empresa de ônibus não reduziu o valor da passagem.
A Prefeitura Municipal de Aracruz poderia analizar a possibilidade de subisidiar o valor da passagem. criar a passagem com valor fixo( em torno de R$ 2,00) e não ocilante em função da distância para todos os moradores da orla, Guaraná, Jacupemba, etc.
Nós sabemos quanto é caro comprar uma casa ou um lote na Sede de Aracruz. o pobre poderia adquirir um imóvel no interior e se deslocar até a sede para estudar, trabalhar, festejar, comprar nos comércios etc. precisamos mudar esta lógica de exclusão dos moradores do interior do município.
E necessário haver ônibus no transporte coletivo até as 3:00h para melhorar o turismo, lazer, comércio, reduzir acidentes de trânsito, etc.
Aracruz possui uma passagem caríssima. as empresas alegam que tem que pagar todos os custos e a prefeitura não subsidia nada. Precisamos repensar o futuro de Aracruz, acredito que a prefeitura, vereadores, empresas, estudantes, sindicatos, igrejas, associações comunitárias, vereadores, a terceira idade, os portadores de deficiência, e principalmente os membros do COMTRAC , enfim toda a sociedade de Aracruz pode sim reduzir o valor da passagem, basta nos unirmos.
ABAIXO UM SIMULADO DE QUAL DEVERIA SER O VALOR DA PASSAGEM CASO NÃO SEJA ADOTADO UM VALOR FIXO E COM ÔNIBUS DIFERENTES UTILIZANDO INDICES DO DER-ES:
LINHA ARACRUZ X STª CRUZ
| ||||||||
ARACRUZ
|
FÁBRICA
|
B. SAHY E PUTIRI
|
MAR AZUL
|
PRAIA DOS PADRES
|
COQUEIRAL
|
Stª CRUZ
| ||
PISO I (Km)
|
19,0
|
5,0
|
2,0
|
2,0
|
1,0
|
5,0
| ||
VALOR R$
|
3,20
|
3,95
|
4,50
|
4,60
|
4,60
|
5,45
| ||
ÔNIBUS CONVENCIONAL, RODOVIARIO
|
2,60
|
3,30
|
3,60
|
3,85
|
4,00
|
4,70
| ||
ÔNIBUS URBANO, ônibus com poltrona não reclinável
|
1,88
|
2,37
|
2,57
|
2,77
|
2,87
|
3,36
| ||
LINHA ARACRUZ X VILA DO RIACHO
ARACRUZ
|
FÁBRICA
|
B. DO RIACHO
|
V. DO RIACHO
|
ESTRADA PAVIMENTADA, ASFALTADA OU COM BLOQUETES - PISO I (Km)
|
19,0
|
5,0
|
8,0
|
VALOR R$
|
3,20
|
3,75
|
5,00
|
ÔNIBUS CONVENCIONAL, RODOVIARIO
|
2,60
|
3,30
|
4,40
|
ÔNIBUS URBANO, ônibus com poltrona não reclinável
|
1,88
|
2,37
|
3,17
|
LINHA ARACRUZ X NOVA ALMEIDA - VIA BIRIRICAS, SANTA ROSA E GRAPUAMA.
N. ALMEIDA
|
BIRIRICAS
|
SANTA ROSA
|
GRAPUAMA
|
ARACRUZ
|
ESTRADA PAVIMENTADA, ASFALTADA OU COM BLOQUETES - PISO I (Km)
|
17,0
|
0,0
|
0,0
|
2,6
|
ESTRADA SEM PAVIMENTAÇÃO, ESTRADA-DE-CHÃO, SEM ASFALTO PISO II (Km)
|
0,0
|
6,8
|
10,0
|
8,5
|
VALOR R$
|
3,60
|
5,80
|
7,30
|
9,60
|
ÔNIBUS CONVENCIONAL, RODOVIARIO
|
2,33
|
3,85
|
6,07
|
8,30
|
ÔNIBUS URBANO, ônibus com poltrona não reclinável
|
1,68
|
3,19
|
5,42
|
7,56
|
LINHA ARACRUZ X STª CRUZ
| |||||||||||||||||
ARACRUZ
|
DESTACAMENTO
|
NOVO IRAJÁ E IRAJÁ
|
CAEIRAS VELHAS
|
COQUEIRAL
|
SANTA CRUZ
| ||||||||||||
ESTRADA PAVIMENTADA, ASFALTADA OU COM BLOQUETES - PISO I (Km)
|
7,0
|
10,0
|
17,0
|
19,0
|
24,0
| ||||||||||||
VALOR R$
|
1,60
|
2,25
|
3,20
|
4,00
|
5,10
| ||||||||||||
ÔNIBUS CONVENCIONAL, RODOVIARIO
|
1,24
|
1,35
|
2,30
|
2,58
|
3,66
| ||||||||||||
ÔNIBUS URBANO, ônibus com poltrona não reclinável
|
1,24
|
0,99
|
1,68
|
1,88
|
2,38
| ||||||||||||
PISO I - ESTRADA PAVIMENTADA, ASFALTADA OU COM BLOQUETES.
PISO II - ESTRADA SEM PAVIMENTAÇÃO, ESTRADA-DE-CHÃO, SEM ASFALTO.