quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Catracas mais altas serão instaladas em um mês para evitar pulos de alguns usuários do Transporte da Grande Vitória (GVBus)


27/02/2013 - 17h23 - Atualizado em 27/02/2013 - 17h39

Catracas mais altas serão instaladas em um mês para evitar pulos de usuários


Sindicato das Empresas de Transporte da Grande Vitória (GVBus) prepara o modelo definitivo para ser instalado em até trinta dias
Após meses de testes com as catracas altas, que registraram a queda de setenta por cento no pulo de roletas, o Sindicato das Empresas de Transporte da Grande Vitória (GVBus) prepara o modelo definitivo para ser instalado em até trinta dias, período em que será aprovado o novo formato.


De acordo com o diretor-executivo do GVBus, Elias Baltazar, cinco modelos foram testados, mas apenas um foi considerado eficaz para        combater os pulos. "O modelo, além de apresentar uma estrutura humanizada, terá um desing alinhado com a dimensão do transporte e visualmente agradável. As primeiras linhas a receberem a nova roleta serão as mesmas usadas na fase de análise, as quais apresentam a maior incidência de pulos. A partir dos resultados conquistados, expandiremos para as demais" informou.  
Ele lembrou também que o novo protótipo não diminuirá o espaço dos passageiros nem refletirá nas regras de uso do coletivo. "Crianças, pessoas com bagagens, idosos e mulheres grávidas não serão afetados com a medida. O local destinado a roleta continuará sendo ocupado da mesma forma, sem aumentar ou reduzir o espaço dos usuários. Apenas é um anteparo que ficará em cima da roleta convencional", ressalvou.
"Prejuízo é de toda população"
Dados levantados pela Sindicato revelam que, atualmente, cerca de cem mil pessoas pulam a roleta, o que traz um prejuízo de duzentos e quarenta e cinco mil reais por mês a GVBus. Ao longo de um ano, este valor chega a somar R$ 2,945 milhões.
O diretor-executivo acredita que, após implantação do novo aparelho, os famosos puladores de catracas irão abandonar a prática. "Espero que eles entendam que o prejuízo não fica restrito apenas à empresa que administra as linhas. Pelo contrário, o povo paga por essa perda financeira através do preço cobrado na passagem. Acreditamos que eles vão começar a se sentirem envergonhados, e a expectativa é a de que os próprios usuários do transporte se manifestem contrário a esse tipo de ação" pontuou.
Período de teste
Ao todo seis ônibus passaram por testes com as novas roletas. A primeira etapa começou no dia 16 de julho do ano passado em quatro carros da linha 715 (Jardim Campo Grande/ Terminal Campo Grande). Só na primeira quinzena, o Sindicato registrou redução de 34% dos pulos. Ao final de três meses, a prática caiu 71%.
Em novembro foi o início de mais uma etapa de testes. Desta vez em dois coletivos da linha 716 (Jardim Palmeiras/ Terminal Campo Grande – via Campo Novo/ Vila Palestina). Em apenas 15 dias já foi possível alcançar os 73% de redução da prática.
Fonte: Da Redação Multimídia
FONTE: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/02/noticias/cidades/1409923-novas-catracas-mais-altas-serao-instaladas-em-um-mes.html