segunda-feira, 4 de maio de 2009

BARRA DO RIACHO, VILA DO RIACHO, SANTA CRUZ, COQUEIRAL, IRAJÁ BIRIRICA, JACUPEMBA ETC A PASSAGEM PODE SE MENOR

SAUDAÇÕES COMPANHEIROS!
Considerando o valor do Km rodado:
EM BARRA DO RIACHO:
Penso que a maior parte dos usuários do transporte coletivo abriria mão de um Ônibus Tipo Convencional onde as poltronas são reclináveis, sem roleta, onde o cobrador(a) destaca a passagem com os passageiros "sentados" e o preço da passagem por Km rodados é de:
---- R0,137350, ou seja, aproximadamente 14 centavos por cada Km rodado em estrada pavimentada com bloquetes ou asfalto(ÔNIBUS CONVENCIONAL PISO I) e distância superior a 9Km.
------R$ 1,24, ou seja, aproximadamente 14 centavos por cada Km rodado em estrada pavimentada com bloquetes ou asfalto(ÔNIBUS CONVENCIONAL PISO I) e distância inferior a 9Km. Isto explica, por exemplo, porque é cobrado R$ 1,50 da passagem de Barra do Riacho X Fábrica da Aracruz Celulose que tem uma distância de menos de 2KM.
---- R$0,222507, ou seja, aproximadamente 22 centavos por cada Km rodado em estrada sem pavimentação sem bloquetes ou sem asfalto(ÔNIBUS CONVENCIONAL PISO II) e distância superior a 7Km.
------R$ 1,56, ou seja, aproximadamente 14 centavos por cada Km rodado em estrada pavimentada com bloquetes ou asfalto(ÔNIBUS URBANO, E OU, CONVENCIONAL URBANO PISO I) e distância inferior a 7Km.
Usando como referência os dados do DERT-ES, transporte coletivo intermunicipal, já que estas informações sobre os índices em Aracruz é uma caixa-preta!
É importante lembra que quando foi definido o valor da passagem de ônibus de Barra do Riacho x Aracruz havia estrada-de-chão, sem pavimentação, hoje a estrada está totalmente pavimentada com asfalto e bloquetes. E porque o preço da passagem não diminuiu????
O Ônibus Convencional Urbano, Urbano Tipo I e o Urbano Tipo 2 são ônibus que não possuem poltronas reclináveis e o valor da passagem é de R$ 0,099098, ou seja, aproximadamente 10 centavos por cada Km rodado em estrada pavimentada com bloquetes ou asfalto(ÔNIBUS CONVENCIONAL URBANO, ÔNIBUS URBANO PISO I) e distância inferior a 9Km. E ÔNIBUS URBANO PISO II distância inferior a 7Km.
Se a distância de Barra do Riacho a Aracruz é 27km x 0,137350(índice de ônibus convencional tipo I) = R$ 3,71 (Preço da passagem sem seguro);
Se a distância de Barra do Riacho a Aracruz é 27km x 0,099098 (índice de ônibus convencional urbano e ônibus urbano tipo I) = R$ 2,67 (Preço da passagem sem seguro);
A ECONOMIA EM SE USAR UM ônibus convencional urbano, e ou, ônibus urbano tipo I ao invés de um ônibus convencional tipo I é de R$ 1,03.
Atenção: Existe um ônibus que faz a linha de ônibus de Aracruz x Barra do Riacho e não tem poltrona reclinável. Então porque não se cobra um valor menor de passagem(que seria de R$ 2,67). Não podemos pagar o mesmo preço(R$ 3,75) da passagem por um ônibus inferior!! Isto não é um preço justo.
O que quero propor é que exista linhas com ônibus seletivo( Convencional Tipo I) com a passagem de R$ 3,75 e ônibus urbano com passagem de R$ 2,67 até que conseguimos incluir Aracruz na Região Metropolitana da Grande Vitória e trazermos o Transcol até Aracruz.
Assim o povo humilde, pobre, excluído poderia pagar R$ 2,67. E as empresas lucrariam mais, pois poderiam transportar mais pessoas. Criar horários de linhas de 30 em 30 minutos.
E outras pessoas residem em Vila do Riacho pagariam seguindo este raciocínio. Se a distância de Aracruz à Vila do Riacho for de 35,64Km e for feita em um Ônibus Urbano Tipo I(sem poltrona reclinável) cujo índice do valor em Reais por Km rodado é de 0,099098. Multiplicando: 35,64 x 0,099098 = R$3,53, ou seja, o valor passageiro economizaria R$1,42 por viagem.
Suponhamos então fosse feito um Terminal Rodoviário Próximo a Fábrica da Aracruz Celulose S.A., ou seja, um local onde os ônibus e micro-ônibus vindo de Santa Cruz, Vila do Riacho etc, parasse e os passageiros pudessem embarcar em um ônibus articulado, ou bi-articulado com capacidade de mais de 100 passageiros. O valor da passagem seria bem menor. Poderia ser em torno de R$2,00 e a empresa ainda teria lucro. O trânsito é bom e os ônibus atingem com segurança até 80 Km/h.

Os ônibus utilizados no transporte coletivo são utilizados para fretamento, ou seja, é uma renda a mais que as empresas de ônibus possuem. E quem paga a conta do desgaste dos veículos será que somos nós????

A utilização de ônibus convencional urbano onde é cobrado 9 centavos por Km rodados. Economia de 13,86% comparado com o ônibus convencional, ou, seletivo onde se cobra 13 centavos por Km rodados.
  • Na Rodovia ES – 124 entre Nova Almeida à Biririca, com 14,6 Km, já foram asfaltado(PISO I) 14 Km e está sendo concluído os 600m restante. Mas o preço da passagem continua o mesmo, ou seja, continua sendo cobrado o valor da passagem como se fosse estrada-de-chão(PISO II) causando prejuízo de 61,72% correspondendo ao valor de R 1,26 por viagem aos usuários do transporte coletivo, portanto o valor da passagem deveria atualizado pelo DER-ES. E a linha Aracruz x Coqueiral – via Irajá - será que está com problema similar.

  • Modalidade do serviço-Nº de registro da empresa / Nº de registro da linha / Tipo de serviço / Serviço operacional
    Coeficientes Tarifários :
    Tarifa Vigente (R$ / Km)
    Tipo de serviço / Piso
    Normal
    Mínima
    Km Mínima
    Convencional Piso I
    0,137350
    1,24
    9,0
    Convencional Piso II
    0,222507
    1,56
    7,0
    Convencional Urbano
    0,099098
    0,89
    9,0
    Executivo
    0,206025
    1,85
    9,0
    Expresso
    0,157953
    1,42
    9,0
    Urbano Piso I
    0,099098
    0,89
    9,0
    Urbano Piso II
    0,099098
    0,89
    7,0
    Semi-Executivo
    0,199158
    1,79
    9,0
    Convencional Urbano Executivo
    0,123627
    1,11
    9,0
    Seletivo
    0,137350
    1,24
    9,0
    Vigência :
    05/01/2009
    (Res CTI Nº 35/08 - DO 29/12/08)
    N. ALMEIDA
    BIRIRICAS
    SANTA ROSA
    GRAPUAMA
    ARACRUZ
    PISO I (Km)
    2,4
    0,0
    0,0
    2,6
    A
    B
    C
    D
    E
    PISO II (Km)
    14,6
    6,8
    10,0
    8,5
    N. ALMEIDA
    3,60
    5,10
    7,30
    9,60
    3,58
    5,09
    7,32
    9,56
    BIRIRICAS
    1,60
    3,70
    6,00
    1,56
    3,74
    5,99
    SANTA ROSA
    2,20
    4,50
    DESCONTO:
    0%
    2,23
    4,47
    GRAPUAMA
    2,25
    Tipo de serviço:
    Serviço operacional:
    0 - Convencional
    1 - Ordinária indireta
    1 - Convencional Urbano
    2 - Ordinária Semi-direta
    2 - Executivo
    3 - Ordinária direta
    3 - Expresso
    4 - Ramal
    4 - Urbano
    5 - Viagem Parcial
    5 - Semi-executivo
    6 - Conexão
    6 - Conv. Urbano Executivo
    7 - Reforço Parcial
    7 - Seletivo
    8 - Reforço Total
    8 - Leito
    A - Serviço Acessório
    9 - Semi-leito
    O Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito -DER-ES éResponsável pelo serviços de transporte coletivo intermunicipal de passageiros, exceto da Região Metropolitana da Grande Vitória. Atua na concessão e fiscalização de linhas regulares de transporte intermunicipal rodoviário.
    Considerando que o Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito -DER-ES é Responsável por:

    · Planejar, conceder ou explorar, coordenar, gerenciar, executar, fiscalizar e controlar os serviços de transporte coletivo intermunicipal de passageiros;
    • Conceder licença para a exploração de serviços nas faixas de domínio das estradas de rodagem estaduais;
    OBS.: Ônibus Convencional são aqueles com poltronas reclináveis, banco de espuma, com roleta, etc,mas o preço da passagem é maior do que um ônibus urbano( sem poltrona reclinável e com roleta).
    Capacidade de alguns tipos de ônibus
    (base: março/09)
    Categoria
    Capacidade*
    Microônibus
    21
    Miniônibus
    42
    Básico(convencional)
    74
    Padron
    90
    Articulado
    126
    Biarticulado
    189
    Fonte: SPTrans/Superintendência de Especificação dos Serviços.
    * Média, por categoria de veículo da quantidade de assentos disponíveis e da quantidade de passageiros em pé por metro quadrado; considerado o índice de seis passageiros em pé por metro quadrado para o cálculo de passageiros em pé.

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