COBRANÇA INDEVIDA DA PASSAGEM DE ARACRUZ x NOVA ALMEIDA
|
Considerações:
1. Os ônibus do Tipo Convencional que fazem a linha Intermunicipal de LINHA: NOVA ALMEIDA X ARACRUZ / CADASTRO - 1-068/270/0/1000 – Esta linha possui uma EXTENSÃO DA LINHA (km): 44,90Km. E passa pelas localidades de: Aracruz(sede) x Grapuama x Santa Rosa x Biriricas x Praia Grande(Fundão) x Nova Almeida (Serra) são conforme tabela http://www.der.es.gov.br/download/QuadroTarifas/Aracruz.xls
2. Na Rodovia ES – 124 entre Nova Almeida à Biririca, com 14,6 Km, já foram asfaltado(PISO I) 14 Km e está sendo concluído os 600m restante. Mas o preço da passagem continua o mesmo, ou seja, continua sendo cobrado o valor da passagem como se fosse estrada-de-chão(PISO II) causando prejuízo de 61,72% correspondendo ao valor de R$ 1,26 por viagem aos usuários do transporte coletivo, portanto o valor da passagem deveria atualizado pelo DER-ES.
3. Já entrei em contato com o DER-ES, e o funcionário Marcio, tel: (27)33816742 me disse que as estradas asfaltadas recentemente pelo programa Caminho do Campo ainda não foram informadas ao DER-ES, e que iria enviar um fiscal ao local para verificar a situação.
4. Fiquem atentos e exijam a redução do valor da passagem das linhas de ônibus intermunicipais do transporte coletivo. Principalmente onde já está pavimentado recentemente com asfalto ou bloquetes(PISO II). Verifique a tabela do seu município.
5. Aponto com solução para diminuir o valor da passagem para os municípios que não fazem parte da Região Metropolitana da Grande Vitória, como por exemplo Aracruz é a utilização de ônibus convencional urbano onde é cobrado 9 centavos por Km rodados. Economia de 13,86% comparado com o ônibus convencional, ou seletivo onde se cobra 13 centavos por Km rodados.
Modalidade do serviço-Nº de registro da empresa / Nº de registro da linha / Tipo de serviço / Serviço operacional | |||||||||||||||||||||||
Coeficientes Tarifários : | |||||||||||||||||||||||
Tarifa Vigente (R$ / Km) | |||||||||||||||||||||||
Tipo de serviço / Piso | Normal | Mínima | Km Mínima | ||||||||||||||||||||
Convencional Piso I | 0,137350 | 1,24 | 9,0 | ||||||||||||||||||||
Convencional Piso II | 0,222507 | 1,56 | 7,0 | ||||||||||||||||||||
Convencional Urbano | 0,099098 | 0,89 | 9,0 | ||||||||||||||||||||
Executivo | 0,206025 | 1,85 | 9,0 | ||||||||||||||||||||
Expresso | 0,157953 | 1,42 | 9,0 | ||||||||||||||||||||
Urbano Piso I | 0,099098 | 0,89 | 9,0 | ||||||||||||||||||||
Urbano Piso II | 0,099098 | 0,89 | 7,0 | ||||||||||||||||||||
Semi-Executivo | 0,199158 | 1,79 | 9,0 | ||||||||||||||||||||
Convencional Urbano Executivo | 0,123627 | 1,11 | 9,0 | ||||||||||||||||||||
Seletivo | 0,137350 | 1,24 | 9,0 | ||||||||||||||||||||
Vigência : | 05/01/2009 | (Res CTI Nº 35/08 - DO 29/12/08) | |||||||||||||||||||||
N. ALMEIDA | BIRIRICAS | SANTA ROSA | GRAPUAMA | ARACRUZ | |||||||||||||||||||
PISO I (Km) | 2,4 | 0,0 | 0,0 | 2,6 | |||||||||||||||||||
A | B | C | D | E | |||||||||||||||||||
PISO II (Km) | 14,6 | 6,8 | 10,0 | 8,5 | |||||||||||||||||||
N. ALMEIDA | 3,60 | 5,10 | 7,30 | 9,60 | |||||||||||||||||||
3,58 | 5,09 | 7,32 | 9,56 | ||||||||||||||||||||
BIRIRICAS | 1,60 | 3,70 | 6,00 | ||||||||||||||||||||
1,56 | 3,74 | 5,99 | |||||||||||||||||||||
SANTA ROSA | 2,20 | 4,50 | |||||||||||||||||||||
DESCONTO: | 0% | 2,23 | 4,47 | ||||||||||||||||||||
GRAPUAMA | 2,25 | ||||||||||||||||||||||
Tipo de serviço: | Serviço operacional: | ||||
0 - Convencional | 1 - Ordinária indireta | ||||
1 - Convencional Urbano | 2 - Ordinária Semi-direta | ||||
2 - Executivo | 3 - Ordinária direta | ||||
3 - Expresso | 4 - Ramal | ||||
4 - Urbano | 5 - Viagem Parcial | ||||
5 - Semi-executivo | 6 - Conexão | ||||
6 - Conv. Urbano Executivo | 7 - Reforço Parcial | ||||
7 - Seletivo | 8 - Reforço Total | ||||
8 - Leito | A - Serviço Acessório | ||||
9 - Semi-leito | |||||
|
| ||||
· Planejar, conceder ou explorar, coordenar, gerenciar, executar, fiscalizar e controlar os serviços de transporte coletivo intermunicipal de passageiros;
- Conceder licença para a exploração de serviços nas faixas de domínio das estradas de rodagem estaduais;
OBS.: Ônibus Convencional são aqueles com poltronas reclináveis, banco de espuma, com roleta, etc, mas o preço da passagem é maior do que um ônibus urbano( sem poltrona reclinável e com roleta).
Veja os valores da Tarifa Vigente (R$ / Km), ou seja, por cada Kilometro percorrida serápago um valor em Reais, este valor varia pelo tipo de ônibus e se a estrada é pavimentada ou não,veja os valores abaixo para as linhas intermunicipais:
índice tarifário Piso I: 0,137350, ou seja, por cada Km percorrido pelo ônibus em estrada pavimentada
o passageiro pagará praticamente 14 centavos no Ônibus Convencional, poltronas reclináveis
índice tarifário PisoII: 0,222507,ou seja, por cada Km percorrido pelo ônibus em estrada sem pavimentação
o passageiro pagará praticamente 14 centavos no Ônibus Convencional, poltronas reclináveis
Tarifa mínima Piso I: R$ 1,24, ou seja, por cada Km percorrido pelo ônibus em estrada pavimentada
o passageiro pagará praticamente R$ 1,24 no Ônibus Convencional, poltronas reclináveis. Quando o percurso
for inferior a 9 km de uma localidade a outra o usuário pagará este valor, e se for superior a 9 Km o passageiro
pagará R$ 0,137350 por cada Km percorrido.
Tarifa mínima Piso II: R$1,56, ou seja, por cada Km percorrido pelo ônibus em estrada pavimentada o passageiro
pagará praticamente R$ 1,24 no Ônibus Convencional, poltronas reclináveis.
Quando o percurso for inferior a 9 km de uma localidade a outra o usuário pagará este valor,
e se for superior a 7 Km o passageiro pagará R$ 0,137350 por cada Km percorrido.
OBS.: Piso I: São estradas pavimentadas, de asfalto ou bloquete.
Piso II: São estradas sem pavimentação, de terra-batida, estrada de chão.
CONCLUSÃO: A estrada de Biriricas até Praia Grande tem foi pavimentada, asfaltada,
e o valor da passagem continua o mesmo R 3,60. Conforme tabela abaixo, de Biriricas até Nova Almeida
tem 17Km que multiplicado pelo índice tarifário Piso I: 0,137350 o valor da passagem de
Biriricas até Nova Almeida deverá ser de R$ 2,34. Logo o prejuízo do passageiro será de R$1,26 por cada viagem.
Imagine o prejuízo de quem tem estudar, trabalhar etc em Aracruz são R$1,26 a mais todo vez que viajarem.
Não tive dúvida, liguei para o DRT.ES: 3381 6742 falei com o Marcio, responsável pelo cálculo da passagem
e exigir que atualizasse o valor da passagem, ele me disse que enviaria um fiscal do DERT.ES até o local
para verificar a pavimentação da estrada, ES 124. E disse que o valor não foi atualizado porque o Governo tinha
asfaltado recentemente e não tinha informado ao DERT.ES e que poderia ser aberto um processo em Vitória
solicitando a atualização do valor da tarifa.
ESTE PROBLEMA DEVE ESTAR OCORRENDO EM OUTRO MUNICÍPIO TAMBÉM FIQUE ATENTO,
PESQUISE NA página da Internet http://www.der.es.gov.br/QuadroTarifas.xml
OBSERVE A NUMERAÇÃO DO CADASTRO DA LINHA ABAIXO NOTE:
LINHA: NOVA ALMEIDA X ARACRUZ / CADASTRO - 1-068/270/0/1000 - (CONVENCIONAL)
O 0 (ZERO) EM NEGRITO
, OBSERVE Tipo de serviço, convencional, ou seja, esta linha só pelo fato de não ser
urbano o usuário paga muito mais pelo valor da passagem, então qual a solução,
simples, mudar o tipo de serviço para urbano...com se faz isto
...podemos ligar para o DERT.ES (27) 3381684 E 33816742
COMO DIZ MINHA MÃO QUEM TEM BOCA VAI A ROMA
OBSERVE SE UM PASSAGEIRO SAIR DE ARACRUZ ATÉ Nova Almeida ele irá pagar a furtuna
R$ 9,60 para percorrer 44,90 Km enquanto no Transcol para percorre de Rio Preto até Ponta
da Fruta, mais de 90 Km pagasse o valor de R$ 2,00. Isto tem maracutaia...