sexta-feira, 31 de maio de 2013

Expresso Aracruz adota pacote de tecnologias em transporte de passageiros



 A empresa Expresso Aracruz é a primeira no Espírito Santo a adotar um pacote completo e avançado de tecnologias para aprimorar o transporte de passageiros, adquirindo quatro soluções desenvolvidas pela Transdata Smart: bilhetagem eletrônica, tarifa seccionada, sistema de monitoramento e gestão de frota e data center.
   O sistema de bilhetagem eletrônica diminui a circulação de dinheiro nos ônibus e o risco de assaltos, além de aumentar a agilidade no embarque e desembarque de passageiros. Já a solução de tarifa seccionada calcula o preço da viagem por meio de coordenadas de GPS, com base nos pontos de embarque e de desembarque de cada passageiro. O pagamento é feito com cartão e os créditos podem ser comprados pela internet - no caso de vale-transporte ou passe-escolar - e carregados dentro do próprio ônibus, ao aproximar o bilhete da catraca eletrônica.

   A tarifa seccionada facilita a integração de linhas - distribuindo o custo do transporte de modo mais justo entre todos os usuários, além de proporcionar mais agilidade no embarque e desembarque. E a ferramenta facilita ainda a gestão das empresas de transporte, com relatórios que analisam o fluxo de passageiros.
   Outra novidade em Aracruz será o Sistema de Monitoramento e Gestão de Frota. Por meio de GPS, essa ferramenta permite que a Central de Operações da empresa acompanhe a localização de todos os ônibus da linha na tela em tempo real. Assim, é possível evitar a formação de comboios (filas de ônibus da mesma linha em decorrência de problemas no trânsito), verificar os casos de violações de perímetro, acompanhar a pontualidade das viagens, as paradas efetuadas e a quilometragem ociosa de cada ônibus, permitindo que o CCO gerencie as rotas e planeje melhorias para a empresa e para população.
   O sistema emite relatórios para monitorar por telemetria, todas as solicitações de paradas, consumo de combustível, chave de ignição ligada, acionamento de botão de pânico, uso do câmbio em ponto morto e a faixa RPM, que indica se a rotação do motor está dentro ou acima do ideal. Para completar o pacote de tecnologias em benefício da operação e dos usuários, a Expresso Aracruz também adquiriu os serviços de uma central de armazenamento de dados com segurança máxima.

FONTE:  http://www.folhalitoral.com.br/site/?p=noticias_ver&id=4628