quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Ministério Público Estadual pede Licitação no Transporte Coletivo de Aracruz

O Ministério Público Estadual entrou com uma Ação Civil Pública na Vara da Fazenda Pública, Forúm de Aracruz, Processo nº: 006.08.003320-9 em 26/06/2008 em onde solicitou LICITAÇÃO NO TRANSPORTE COLETIVO DE ARACRUZ.

Envolvendo o Município de Aracruz, Expresso Aracruz Ltda, Cordial Transportes e Turismos Ltda e o Ministério Público;

Existe uma Lei municipal aprovada em março de 2009 que dispõe sobre a obrigatoriedade de LICITAÇÃO NO TRANSPORTE COLETIVO DE ARACRUZ. Nesta Lei diz também que não pode haver mais de 15 passageiros em pé no ônibus( a Lei fala que não pode haver mais de 30% de passageiros em pé em um ônibus com 44 passageiros, logo, não pode haver mais de 15 passageiros em pé no ônibus.

Os usuários do transporte coletivo estão solidários com o Ministério Público e acreditam que a justiça finalmente será feita, ou seja, revisão no preço do preço da passagem, ônibus de 30 em 30 minutos ou menos, preço da passagem de acordo com o tipo de ônibus(usar de preferência ônibus circular urbano), tipo de pavimentação asfalto o estrada chão, para se chegar ao valor justo e único da passagem da sede x distritos do interior;

Alguns fatos marcaram esta semana:

  • No domingo o ônibus de transporte coletivo da Expresso Aracruz Ltda que vinha da Barra do Sahy foi praticamente destruído próximo ao viveiro...eu passei la por volta das 22:30h e os vidros estavam quebrado e bancos danificados...o motivo da revolta dos passageiros por terem esta reação eu desconheço afinal os meus de comunicação não divulgam praticamente nada sobre o sofrimento da população que usam os ônibus!!

  • Segundo o Lider Comunitário da Praia dos Padres um ônibus de transporte coletivo da Expresso Aracruz Ltda que transporta aluno não conseguiu subir um morro e quase provocou um acidente!!

  • O abrigo de ônibus próximo ao posto de gasolina em Barra do Riacho foi retirado, pois estava inclinado com risco de cair sobre os passageiros. Neste abrigo é comum encontrarmos mais de 30 passageiros esperando ônibus. Agora Barra do Riacho só possui um abrigo e nescessita de 09 abrigos. Caso parecido acorre na Vila do Riacho, Guaraná e outros, que possuem poucos abrigos!!

  • Os ônibus que saem de Barra do Riacho as 06:50h estão saindo com mais de 30 passageiros em pé. Na segunda-feira eu contei mais de 40 pessoas em pé!! E neste mesmo dia as 17:20h uma professora da Vila do Riacho não pegou o ônibus enfrente ao Shopping Oriund porque simplesmente o ônibus não parou e ela teve que esperar até 18:20h pelo próximo ônibus...que sofrimento e stress!!


  • Em 18/10/2009O Ônibus da Expresso Aracruz que ia de Vila do Riacho x Santa Cruz simplesmente não passou no horário de 12:15h e passageiros ficam mais de 4h esperando...finalmente ônibus chegou às 14:32h.


3 comentários:

  1. Maxwell Scardini Kaiser28 de dezembro de 2009 às 16:03

    Prezado Julio!

    Sou morador de Aracruz e raramente utilizo o transporte coletivo municipal, pois, trabalho no Rio de janeiro. Sou Mestre em Engenharia de Transportes pela UFRJ.
    Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa em abordar o tema TRANSPORTE PÚBLICO que é de extrema importância para a sociedade e, na maioria das vezes está em último lugar nas escalas de prioridades ou mesmo não chegam a ser vista como essencial pelos poderes competententes.
    Há muito tempo é sabido por toda a sociedade que o setor de transportes tem garantido e patrocinado diversos políticos com a finalidade de se pepetuarem para sempre na exploração de tais serviços. Sabe-se ainda que as empresas tratam as "linhas" como se fossem propriedade particular o que na verdade é apenas uma prestação de um serviço público de interesse coletivo.

    Mais uma vez Parabéns pela audácia em abordar tal tema, e coloco-me a disposição para ajudá-lo nesta batalha que já lhe adianto não será nada fácil.

    Abraços

    Maxwell Scardini Kaiser
    Analista de Sistemas - Mestre em Tranportes

    ResponderExcluir
  2. Caro Maxwuell obrigado pelo incentivo!
    Realmente O transporte coletivo não é para dar: lucro + lucro = povo sofrendo.
    Seu apoio é impressidível, seria uma honra falar com você sobre o transporte coletivo!!

    ResponderExcluir
  3. julio parabens
    tem que rever essa expresso pq ,eu utilizo aki dentro de aracruz eles nao tem horario,coloca um itinerario o motorista pela cabeça dele muda tem acontecido isto direto comigo,as passagem e um absurdo pq em vitoria vc anda da serra ate vila velha por+ ou- 2,85 e aki que vc anda 3 a 4km e 1,55 e um absurdo e alguns motorista sao maus profissionais e a empresa nao tem respeito pelos clientes e a unica que o cliente nunca tem razao,fico triste com isso ,somos cidadaos e pagamos nossos impostos certo e expresso faça por onde abraço

    ResponderExcluir