O Cálculo do Valor da Passagem do Transporte Coletivo em Aracruz é uma incógnita, Isto não pode continuar assim. Com este objetivo estive pesquisando na internet e encontrei informações valiosas para esclarecer a população, como é feito o cálculo do valor da passagem.
Foi possível adotar a fórmula de Paasche neste índice porque a SPTrans pode fornecer mensalmente os dados do sistema, como a composição da frota (tipos e quantidades de veículos), a quilometragem rodada e outros parâmetros técnicos, para a atualização da base de ponderação.
A fórmula de cálculo do índice de preço de Paasche, é a média harmônica dos preços ou das quantidades, ponderada pela participação do valor de cada item no custo total do período atual. No caso do ICTU-FIPE/SPTrans, toma-se como base de ponderação a participação de cada insumo que compõe a planilha da SPTrans no custo total do sistema no mês corrente. Ou seja,
onde:
P : número-índice
t =1, 2, 3,...,t - tempo
i =1, 2, 3,...,i - insumos
p : preço
q : quantidade
A base de comparação do ICTU-FIPE/SPTrans foi definida como maio de 1998, por ser o mês do dissídio da categoria.
As ponderações de cada item em cada período correspondem a seguinte fórmula:
w : ponderação
t = 1, 2, 3,..., t - tempo
i = 1, 2, 3,..., i - insumos
p : preço
q : quantidade
Apresentação» Fórmula de cálculoProcedimentos metodológicosO cálculo do ICTU-FIPE/SPTrans - Índice do SistemaOs Índices de segundo nível de agregaçãoBibliografia
Sites relacionado com a metodologia oficial, publicada no Diário Oficial, do Ministério dos Transporte, utilizada para o cálculo corrdeto
E é a fórmula do cálculo do valor da passagem é comentada e explicada no SITE da AGÊNCIA Nacional de Transporte Terrestre:
Agora que você conhece as fórmulas é só pedir explicação a um economista, matemático ou contador para entender melhor sobre o cálculo.
O próximo passo é obter as informações da empresa de transporte coletivo, alimentar a fórmula com estes dados e descobrir qual é o valor justo da passagem.
Fórmula de cálculo
O Índice de Preços do Transporte Coletivo Urbano Sobre Rodas (ICTU-FIPE/SPTrans) é calculado segundo a fórmula de Paasche, que foi escolhida por poder expressar de forma imediata as mudanças no dinâmico sistema de transporte coletivo urbano sobre rodas da cidade de São Paulo, em que ocorre freqüentemente inovações tecnológicas e modernizações no sistema, objetivando maior eficiência e redução de custos, que causam flutuações significativas nos pesos. Os números-índices do tipo Paasche permitem a substituição dos insumos que perderam a sua importância relativa, a inclusão dos novos insumos (por exemplo, as catracas eletrônicas e ônibus biarticulados) ou a exclusão daqueles não mais utilizados (ônibus monobloco), impedindo estas distorções.
Foi possível adotar a fórmula de Paasche neste índice porque a SPTrans pode fornecer mensalmente os dados do sistema, como a composição da frota (tipos e quantidades de veículos), a quilometragem rodada e outros parâmetros técnicos, para a atualização da base de ponderação.
A fórmula de cálculo do índice de preço de Paasche, é a média harmônica dos preços ou das quantidades, ponderada pela participação do valor de cada item no custo total do período atual. No caso do ICTU-FIPE/SPTrans, toma-se como base de ponderação a participação de cada insumo que compõe a planilha da SPTrans no custo total do sistema no mês corrente. Ou seja,
onde:
P : número-índice
t =1, 2, 3,...,t - tempo
i =1, 2, 3,...,i - insumos
p : preço
q : quantidade
A base de comparação do ICTU-FIPE/SPTrans foi definida como maio de 1998, por ser o mês do dissídio da categoria.
As ponderações de cada item em cada período correspondem a seguinte fórmula:
w : ponderação
t = 1, 2, 3,..., t - tempo
i = 1, 2, 3,..., i - insumos
p : preço
q : quantidade
Veja também:
Apresentação» Fórmula de cálculoProcedimentos metodológicosO cálculo do ICTU-FIPE/SPTrans - Índice do SistemaOs Índices de segundo nível de agregaçãoBibliografia
Então, seguindo essa metodologia, o IDET estima os valores mensais das seguintes variáveis do transporte intermunicipal e interestadual de passageiros por ônibus:
- número de passageiros transportados entre Estados, no período;
- número de passageiros-quilômetros transportados entre Estados, no período;
- índice de emprego nas empresas de ônibus de transporte interestadual de passageiros;
- número de passageiros transportados entre Municípios do mesmo Estado, no período;
- número de passageiros-quilômetros transportados entre Municípios do mesmo Estado, no período;
- índice de emprego nas empresas de ônibus de transporte intermunicipal de passageiros.
seguindo essa metodologia, o IDET estima os valores mensais das seguintes variáveis do transporte coletivo urbano por ônibus, por unidade da federação:
- número de passageiros transportados por ônibus no transporte coletivo urbano, no período;
- número de quilômetros rodados por ônibus urbano, no período;
- Índice de passageiros por quilômetro (IPK) nos ônibus urbanos, no período;
- Índice de emprego nas empresas ônibus de transporte coletivo urbano.
Nome da empresa:
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Nome da pessoa responsável:
| |
Telefone:
| |
e-mail:
| |
Data de preenchimento do questionário:
|
5.
Questionário mensal
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1. Mês
| |
Ano:
|
6.
2. Número de empregados com vínculo empregatício de sua empresa no mês:
(considerar todos os empregados da empresa, inclusive aqueles em férias ou licença)
2. Número de empregados com vínculo empregatício de sua empresa no mês:
(considerar todos os empregados da empresa, inclusive aqueles em férias ou licença)
Empregados operacionais
| |
Empregados administrativos
| |
Empregados de manutenção
|
7.
3. Número total de passageiros transportados pela empresa
(excluindo passageiros transportados por fretamento e/ou turismo)
3. Número total de passageiros transportados pela empresa
(excluindo passageiros transportados por fretamento e/ou turismo)
8.
4. Quilometragem total rodada no mês (de todas as linhas regulares)
4. Quilometragem total rodada no mês (de todas as linhas regulares)
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