sexta-feira, 24 de abril de 2009

Conselho Tarifário do Sistema Transcol (Cotar)2


11/01/2008 17:31 | Ceturb - GV

Transcol tem nova tarifa a partir deste domingo (13)

Com subsídio estimado de R$ 32 milhões e gratuidade integral para estudantes de Ensino Médio das redes públicas estadual e federal, por meio do programa “Transcol Social”, o Governo do Estado garantiu um realinhamento tarifário do Sistema Transcol abaixo do pleiteado pelos empresários.
Os valores foram aprovados quase por unanimidade: 11 votos a favor e uma abstenção. Participam do Cotar representantes da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas; Secretaria de Estado da Fazenda; Secretaria de Estado de Educação; Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social; Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (Aderes); Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES); Setpes; Sindirodoviários; Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do Espírito Santo (Famopes); Findes; Centrais Sindicais e Entidades Estudantis.
A tarifa passa a valer R$ 1,90 – era R$ 1,85 -, um reajuste de 2,7 %, e a tarifa promocional de domingo não mudará e permanecerá em R$ 1,60, para beneficiar o lazer das pessoas mais humildes. Esses valores entram em vigor a partir da zero hora deste domingo (13). E esse foi o menor reajuste dos últimos 10 anos.
Em reunião do Conselho Tarifário do Sistema Transcol (Cotar), ocorrida na tarde desta sexta-feira (11), o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) propôs um reajuste de 9,76% e a elevação da tarifa para R$2,25.
Os cálculos do Governo apresentaram o valor de R$1,90, com subsídio que garantirá as gratuidades integral e parcial de estudantes e de deficientes físicos.
As tarifas do Sistema Seletivo passam de R$ 2,80 a R$ 2,90; de R$ 3,10 a R$ 3,20 e de R$ 3,30 a R$ 3,40. Os valores variam de acordo com a distância entre os pontos finais de cada linha.
Subsídio com foco social
Em dezembro de 2007, o Governo do Estado propôs reformulação do subsídio concedido ao transporte metropolitano por meio do programa “Transcol Social”, oferecendo aos estudantes de Ensino Médio das redes públicas estadual e federal gratuidade integral nos deslocamentos de casa para a escola e da escola para casa. O Projeto de Lei foi aprovado pela Assembléia Legislativa e a gratuidade entrará em vigor no início do ano letivo de 2008.
Aproximadamente 14 mil alunos, 20% dos estudantes que adquirem passes escolares, poderão optar pela gratuidade integral, ou pela permanência da gratuidade parcial, com o pagamento da meia-tarifa. O objetivo da medida, que faz parte das políticas educacional e social do Governo do Estado, é diminuir a evasão escolar e aumentar a atratividade da escola para o jovem. Dessa forma, o “Transcol Social” fica socialmente mais justo, com foco em um público específico e em suas necessidades.
Com o novo modelo, o Estado passa a arcar com as gratuidades integral e parcial para estudantes, para deficientes físicos que possuem passe-livre no Sistema Transcol e para os cadeirantes que utilizam o Serviço Especial Mão na Roda. Até 2007, a gratuidade no Sistema Transcol foi mantida pelos usuários que pagam tarifa integral e o subsídio governamental, implantado em janeiro de 2006, cobria R$ 0,20 da passagem de cada usuário.
O Serviço Especial Mão na Roda passa a fazer parte da política social do Governo do Estado, que arcará com os custos, deixando de onerar os usuários do Sistema Transcol.
Sistema Transcol tem uma das tarifas metropolitanas mais baratas do Brasil
Embora o valor da tarifa integral se equipare às tarifas de algumas capitais, o Sistema Transcol integra cinco municípios e o usuário paga somente uma passagem para cada deslocamento, o que torna o custo dos deslocamentos metropolitanos um dos mais baixos do país.
Isso permite, por exemplo, que um usuário se desloque de Praia Grande, em Fundão, até Ponta da Fruta, em Vila Velha, a cerca de 90 quilômetros de distância, pagando uma única passagem.
Nos terminais de integração da Grande Vitória, os embarques são feitos sem pagamento adicional de tarifa, ao contrário do que acontece em outros estados. Na maioria das regiões metropolitanas, o usuário tem que pagar uma nova passagem cada vez que troca de ônibus para prosseguir viagem.
Ao contrário das demais capitais do Brasil, onde há redução da demanda dos usuários de ônibus, a procura por esse tipo de serviço na Região Metropolitana da Grande Vitória aumentou cerca de 5% nos últimos dois anos.
Dados do Sistema Transcol em 2007
Oferta x demanda - A demanda de passageiros cresceu 5,5% em relação a 2006. O número de viagens realizadas cresceu 5,62% em relação ao ano anterior.
Frota - A frota operante do Sistema Transcol aumentou 9,09% e a quilometragem percorrida cresceu 4,83% em relação ao ano de 2006. A frota operante recebeu acréscimo de 107 ônibus. 288 novos veículos ano 2007 foram adquiridos.
Melhorias – foram programadas 322 adequações no Sistema Transcol para oferecer mais conforto aos usuários, dentre elas: aumento de frota em 42 linhas; acréscimo de viagens em 42 linhas; criação de dez novas linhas; implantação de serviços especiais de praia; 164.354 viagens a mais, em relação ao ano de 2006; implantação da Bilhetagem Eletrônica.
Tarifa do Transcol sobe menos que salário mínimo e cesta básica
O realinhamento tarifário no Transcol ficou abaixo dos índices de inflação, do aumento do salário mínimo e do reajuste dos principais componentes de preço da tarifa em 2007.
Aumento de preços relativos ao Sistema Transcol em 2007
Óleo diesel
0,86%
Salários
6,0%
Vale-refeição
10,0%
Plano de saúde
6,0%
Seguro de vida
6,0%
Veículos
7,84%
Indicadores econômicos 2007
INPC / IBGE
Índice Nacional de Preços ao Consumidor
4,79%
IPC / FIPE
Índice de Preços ao Consumidor
4,38%
IGP-M / FGV
Índice Geral de Preços – Mercado
7,75%
IGP-DI / FGV
Índice Geral de Preços de Disponibilidade Interna
7,89%
ICV / DIEESE
Índice do Custo de Vida
4,34%
Salário mínimo
8,57%
Cesta Básica (Vitória) / DIEESE
19,81%
Informações adicionais
Assessoria de Comunicação da Ceturb-GV
Isabela Nucci
9849-6178

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