sexta-feira, 24 de abril de 2009

Audiência Pública em Aracruz Já



As lideranças comunitárias estão se reunindo com o objetivo de fazer uma Audiência Pública, assembléia popular, onde o povo pode dizer o pensa e exigir um transporte coletivo de ônibus de qualidade e com o preço justo à Prefeitura Municipal de Aracruz.

Atualmente alguns moradores chegam a pagar pela passagem de ônibus R$ 6,60 para se deslocar da Orla ao centro de Aracruz e ou, de R$ 6,60 de Birriricas até o centro de Aracruz. Se o morado da Barra do Riacho for até Fábrica pagará R$ 1,50 por percorrer menos de 2 Km. O valor variável da passagem de ônibus enriquecem os donos das empresas e empobressem o povo. Isto não é justo.
Se o Transcol passar a operar no nosso município o valor da passagem será R$ 2,00 de segunda á sábado e de R$ 1,70 no domingo, tarifa social, assim como ocorre na Grande Vitória.

Para o Transcol vir até Aracruz basta o Prefeito de Aracruz solicitar ao Governador do Estado a incluir o Município de Aracruz na Região Metropolitana da Grande Vitória, assim como ocorreu com Fundão e Guarapari recentemente.
As empresas de ônibus Cordial LTDA e Expresso Aracruz LTDA poderiam operar para o Transcol e receber pelo quilometragem percorrida pelos ônibus.

Mas, se o Prefeito não pensar assim, e fazer uma Licitação Pública. Só resta a população lutar para que o valor da passagem seja recalculado utilizando a Fórmula de Cálculo do Ministério dos Transporte e as normas da Agência Nacional de Transporte Terrestre. E fazer uma Licitação Pública que esteja deacordo com a vontade do povo.

Os atuais valores da passagem cobradas em Aracruz surgiram a mais de 20 anos atrás em uma época em que praticamente não existia asfalto. Hoje praticamente todas as principais estradas estão asfaltados. Porque então que a passagem não diminuiu? Sendo que o custo com a depreciação do ônibus diminuiu. O ônibus que circula em asfalto gasta menos combustível, pneu, quebra menos, menos tempo por viagem etc.

Porque nos horários de pico a empresa de ônibus coloca até 02 ônibus de reforço com capacidade de 44 lugares e não coloca um ônibus articulado com capacidade para 150 pessoas, desta forma o custo seria menor, menos combustível, motorista, cobrador etc. Isto é exemplo de mal administração.

Com a Licitação Pública se poderá decidir por uma Licitação com maior transparência ao processo decisório e assegurando a todos os interessados a possibilidade de manifestar suas opiniões e críticas às discussões.


COMO É O TRANSPORTE COLETIVO NA GRANDE VITÓRIA

· A tarifa única permite, por exemplo, que um usuário faça uma viagem de Praia Grande, em Fundão, até Ponta da Fruta, em Vila Velha, a cerca de 90 km de distância, pagando R$2,00 no ônibus do Sistema Transcol;
· A remuneração da Expresso Aracruz e Cordial será feito como é feito no Sistema Transcol, com base no tipo de veículo utilizado pela empresa e a remuneração é a quilometragem rodada. Ou seja, cada empresa recebe de acordo com a quantidade de quilômetros percorridos, ou seja, pelo que produz.
· A quilometragem será determinada pela Secretaria de Infra-Estrutura e Transporte e aprovada Pelo COMTRAC (Conselho Municipal de Transporte Coletivo de Aracruz) através da programação de linhas (horários e itinerários).
· Incluir Aracruz na Região Metropolitana da Grande Vitória ( composta por sete municípios: Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória), isto se torne realidade o sSistema de Transporte Coletivo de Aracruz poderia ser administrado pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), onde toda receita da empresa é destinada integralmente à prestação dos serviços a que é obrigada por lei. A maior parte desses recursos vem da Taxa de Gerenciamento, correspondente a 5,0% sobre o que é arrecadado pelo sistema. É importante ressaltar que a Ceturb-GV se mantém com receitas próprias, sem utilizar recursos do Governo do Estado. Fonte: www.ceturb.es.gov.br
· O usuário do Transcol não paga pelo Transporte Seletivo.
· A lotações adotadas pela Ceturb-GV para o cálculo da oferta de veículos são as seguintes:
Ônibus Convencional
80 passageiros
Ônibus Padron
90 passageiros
Ônibus Articulado
150 passageiros
Serviço Especial Mão na Roda (tarifa integrada)

Transporte para cadeirantes
Tarifa: segunda-feira a sábado: R$2,00 / domingo: R$1,70


Serviço Seletivo - Transporte especial
Ônibus com bancos estofados e ar-condicionado

Linhas Vila Velha, Cariacica e Viana - R$3,15
Linhas Serra - R$3,45
Linhas Jacaraípe e Praia Grande - R$3,65


Transporte Complementar (tarifa integrada)
Transporte para locais de difícil acessoTarifa: segunda-feira a sábado: R$2,00 / domingo: R$1,70






Sistema Transcol - linhas alimentadoras (tarifa integrada)
Linhas que ligam os bairros aos terminais
Tarifa: segunda-feira a sábado: R$2,00 / domingo: R$1,70



Sistema Transcol - linhas radiais (tarifa integrada)
Linhas que ligam bairros da Grande Vitória ao centro da capital
Tarifa: segunda-feira a sábado: R$2,00 / domingo: R$1,70





Sistema Transcol - linhas troncais (tarifa integrada)
Linhas que ligam um terminal a outro
Tarifa: segunda-feira a sábado: R$2,00 / domingo: R$1,70


· É importante comparar o Transcol com como é prestado o serviço de Transporte Coletivo de Aracruz;
· A Ceturb-GV é a gestora do Sistema Transcol, do Serviço Seletivo da Grande Vitória e do Serviço Especial Mão na Roda. Os sistemas de transporte público que circulam somente em Vitória e Vila Velha são gerenciados pelas secretarias de transporte e trânsito desses municípios, não tendo qualquer relação com o Sistema Transcol. Nos municípios de Serra, Cariacica e Viana, que não possuem sistemas próprios de transporte coletivo, a operação do serviço municipal é realizada pela Ceturb-GV, por meio de convênio.

Um comentário:

  1. Olá Júlio,
    Eu acredito que essa bandeira só tem a melhorar a qualidade de vida de todos os aracruzenses. O acesso a sede do município a R$ 2,00 poderia criar muitas oportunidades aos moradores de todos os distritos, principalmente em relação a empregos, pois com passagem mais barata a chance de se empregar é muito maior. Já para o comércio da sede seria um "boom" positivo e sabe porque? Mais pessoas na sede mais consumidores e mais vendas. E para a orla não precisa nem dizer né, daria para ir a praia praticamente todos os dias para passear e até fazer caminhada. Enfim o benefício de baratear os acessos sede/distritos e vice-versa seria excelente para o município em todos os aspectos. André Júnior - Comerciante de Aracruz.

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