sábado, 13 de agosto de 2011

LICITAÇÃO NO TRANSPORTE COLETIVO EM BREVE

NA ÚLTIMA REUNIÃO DO COMTRAC – CONSELHO DE TRANSPORTE COLETIVO DE ARACRUZ, FOI FORAM DISCUTIDOS VÁRIOS ASSUNTOS:
FOI INFORMADO AO COMTRAC PELA SEMIT – SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E TRANSPORTE, QUE POR RECOMENDAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL QUE FOSSE REALIZADA A LICITAÇÃO DE CONCESSÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DO MUNICÍPIO DE ARACRUZ.
A  SEMIT SOLICITOU A PROCURADORIA DA PREFEITURA ORIENTAÇÕES PARA ABERTURA DO PROCESSO DE LICITAÇÃO.
ESTA SEMANA ESTIVE NO FÓRUM ARACRUZ PEDINDO INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO nº 006.08.003320-9, ABERTO PELO Ministério Público Estadual, onde pede Licitação no Transporte Coletivo de Aracruz através de Ação Civil Pública na Vara da Fazenda Pública. FUI INFORMADO QUE O PROCESSO TINHA IDO ESTAVA DESDE O DIA 02/08/2011 COM A JUÍZA. A PROMOTORA DE JUSTIÇA ISABELA PEDIU A LICITAÇÃO COM BASE NESTE PROCESSO.
ARACRUZ NUNCA TEVE UMA LICITAÇÃO NO TRANSPORTE COLETIVO. O QUE EXISTE ATUALMENTE SÃO DECRETOS DE CONCESSÃO, COM UMA FOLHA CADA UM, ONDE CITA A TRANSFERÊNCIA DE LINHAS DE ÔNIBUS DA EMPRESA CABOCLO BERNARDO PARA A EXPRESSO ARACRUZ POR EXEMPLO.
A SEMIT INFORMOU QUE FARÁ UMA REUNIÃO COM A FUNCIONÁRIA DA CETURB, MARCIA FURIERI, EXPRESSO ARACRUZ E CORDIAL, ONDE SERÁ APRESENTADO PELA EXPRESSO ARACRUZ UM PROJETO INDICANDO POSSÍVEIS PONTOS PARA IMPLANTAÇÃO DE TERMINAIS RODOVIÁRIOS. APÓS AJUSTES SERÁ APRESENTADO AO CONTRAC PARA NOVA DISCURSÃO.
SERÁ DISCUTIDO AINDA, PREÇO ÚNICO DA PASSAGEM, URBANIZAÇÃO DA FROTA DE ÔNIBUS, ACESSIBILIDADE DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS,
SUGERI NA REUNIÃO QUE FOSSE FEITO UM CONVÊNIO ENTRE A PREFEITURA DE ARACRUZ COM A CETURB (OPERADORA DO TRANSCOL) PARA QUE FOSSE FEITO UM ESTUDO SOBRE O TRANSPORTE COLETIVO DE ARACRUZ E O EDITAL DE LICITAÇÃO.
SUGERI AINDA QUE FOSSE FEITO UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA COM A POPULAÇÃO PARA ELABORAR O TERMO DE REFERÊNCIA PARA MELHOR ELABORAR O EDITAL DE LICITAÇÃO.
A CORDIAL GOSTARIA QUE TODAS AS TRANSPORTADORAS DE PESSOAL FOSSEM CONVIDADAS PARA A DISCURSÃO SOBRE O TRANSPORTE COLETIVO. A SEMIT INFORMOU QUE A PRINCÍPIO NÃO.
A EXPRESSO ARACRUZ ACHA QUE A DISCURSÃO DA LICITAÇÃO SERÁ UM PROCESSO QUE DEVE SER CONCLUÍDO EM 2014.
FOI CITADO NA REUNIÃO A QUESTÃO DO SUBISÍDIO, PARA CUSTEAR AS GRATUIDAES NO TRANSPORTE COLETIVO. O GOVERNO DO ESTADO PAGA 32 CENTAVOS NO SISTEMA TRANSCOL.
É IMPORTANTE A DISCURSÃO DA ACESSIBILIDADE TAMBÉM JÁ QUE TEM UMA LEI FEDERAL DE 2004 QUE OBRIGA A ADAPTAÇÃO DOS ÔNIBUS PARA QUE POSSAM TRANSPORTAR PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS. A SOLUÇÃO É A URBANIZAÇÃO DE TODOS OS ÔNIBUS DO TRANSPORTE COLETIVO DOTANDO-OS DE ELEVADORES.
ESTOU OTIMISTA FINALMENTE A PASSAGEM DE ÔNIBUS IRÁ DIMINUIR!!!!!

Um comentário:

  1. A CORDIAL GOSTARIA QUE TODAS AS TRANSPORTADORAS DE PESSOAL FOSSEM CONVIDADAS PARA A DISCURSÃO SOBRE O TRANSPORTE COLETIVO. A SEMIT INFORMOU QUE A PRINCÍPIO NÃO.

    Como não? Tem sim que haver o debate para que não haja licitações de fachada para novamente beneficiar a empresa Expresso Aracruz. O Conselho existe com a participação de lideranças comunitárias justamente para dar certa lisura ao procedimento administrativo. Tem de estar alerta sim, cordial, aguia branca e outras empresas mais porque se piscar um olho em Aracruz já houve a licitação e ninguem viu!

    ResponderExcluir