A população de Aracruz está sendo prejudicada pela falta de uma planilha de cálculo de passagem municipal para definir o valor da passagem no transporte coletivo. É adotado o índice de reajuste aplicado pelo DER-ES, que é um índice de transporte intermunicipal.
O DER-ES aplicou um aumento de 7,83% e a Empresa Expresso Aracruz Ltda solicitou a prefeitura e ao COMTRAC e obteve o reajuste, com apenas o meu voto contrário.
O DER-ES aplicou um aumento de 7,83% e a Empresa Expresso Aracruz Ltda solicitou a prefeitura e ao COMTRAC e obteve o reajuste, com apenas o meu voto contrário.
O COMTRAC- Conselho Municipal de Transporte Coletivo que é responsável para analisar os reajustes do preço da passagem não possui conselheiro que represente os idosos, portadores de deficiência, estudantes, sindicato de transporte coletivo, comunidades etc. Então quem estas pessoas?
Não foi sequer apresentado uma planilha de custos do preço da passagem para ser concedido os últimos reajustes da passagem. A cada dia mais pessoas pegam ônibus prova disto é o aumento da frota de ônibus ocorridas nos últimos anos.
A população não sabe quantos passageiros circulam, qual o lucro líquidos das empresas, quantos ônibus operam nas linhas, os custos de operação etc.E todo ano a passagem sobe!
O correto seria as empresas concessionárias das linhas de ônibus apresentarem suas planilhas de custos e a prefeitura ter a planilha de cálculo das linhas. Hoje as empresas pedem reajustes e são atendidas nos valores que elas solicitam. O consumidor, o usuário, estão sendo prejudicados, é preciso mudar esta cituação.
É preciso que a prefeitura e câmara de vereadores criem um subsídio para diminuir o valor da passagem e aumentar o nº de ônibus circulando. Em Salvador por exemplo é aplicado 2% da arrecadarão municipal no fundo de transporte coletivo para diminuir o valor da passagem.
Com o subsídio poderia ser cobrado um valor único na passagem de ônibus, assim os moradores do interior não seriam prejudicados, e poderiam morar no interior e trabalhar no centro da cidade, no comércio, pedreiro, doméstica etc.
Aproximadamente 12% das passagens de Aracruz é feita através de vale-transporte, quando a porcentagem média no Brasil é de 45%, portanto poucas pessoas se deslocam para trabalhar de ônibus, o comércio prefere não contratar os moradores do interior, prejudicando principalmente as mulheres.
Poderia haver a integração do transporte coletivo de Aracruz ao Transcol, iniciando pela Orla, pois o Transcol recebe subsídio do governo estadual.
É preciso criar a gratuidade no transporte coletivo para os portadores de deficiência. Talvez Aracruz seja o único município do estado que esta gratuidade ainda não foi criada. É um direito previsto na Constituição Estadual.
Com a gratuidade o portador de deficiência teria facilidade para estudar, trabalhar etc, é parte da população extremamente prejudica. A câmara de vereador poderia aprovar de imediato uma lei neste sentido.
Imagine a dificuldade de pagar uma passagem cara quando se tem uma deficiência física.
Os ônibus que circulam na Orla, Jacupemba, Guaraná, Birririca, Santa Rosa etc, não são adaptados para os portadores de deficiência. Parece que alguém não querem que eles andem de ônibus.
É preciso que os líderes comunitários se unam nesta luta principalmente pelo portador de deficiência.
É preciso criar uma linha de ônibus de Birriricas x Aracruz para que os idosos tenham direito a gratuidade neste trecho. Os idosos só tem direito previsto em lei para as linhas municipais, e não tem direito a passe-livre, gratuidade, nas linhas intermunicipais. Existe uma linha de ônibus de Nova Almeida x Praia Grande x Biriricas x Santa Rosa x Aracruz, onde alguns idosos cadastrados não pagam passagem, recebendo uma doação assistencialista de 08 passes feitos pela Expresso Aracruz Ltda.
A linha intermunicipal de Aracruz x Desengano (Linhares) - via Guaraná, os idosos pagam passagem e não recebe nenhuma doação de passe assitencialista. Esta linha foi asfaltada em 2007 e até hoje a passagem de ônibus não diminuiu. O valor da passagem deve diminuir em 90 centavos. Esta linha é fiscalizada pelo DER-ES que quando uma linha, e ou trecho, a passagem tem que diminuir. Denuncie no DER-ES: 33816742 - falar com Fábio ou Marcio, exija a redução da passagem. Esta linha é feita pela empresa Cordial.
A linha de ônibus municipal de Aracruz x Barra do Riacho x Vila do Riacho, foi concedida para ir até Jacupemba. Acontece que isto não está ocorrendo. Eu denunciei e no carnaval ocorreram alguma viagens de Jacupemba X Barra do Sahy, em caracter experimental. A comunidade da Orla e Jacupemba são extremamente prejudicadas por esta linha de ônibus não esta funcionando.
É preciso criar uma linha de ônibus de Vila do Riacho x Jacupemba para melhor atender os moradores destas localidades.
A passagem de ônibus do Assentamento x Aracruz - via Guaraná subiu de R$2,55 em dezembro de 2009 para R$ 7,70 em maio de 2010, aumento de 36%. Faça você mesmo o comentário!!
É preciso que seja feito uma Licitação no transporte coletivo de Aracruz. Para que haja concorrência e quem sabe o valor da passagem diminua.
O Ministério Público já solicitou uma Licitação no transporte coletivo de Aracruz no ano de 2008, e desde dezembro de 2009 está para ser julgado pelo juiz do fórun de Aracruz.
Já passou da hora do Ministério Público pedir uma Audiência Pública no transporte coletivo de Aracruz.
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